Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/636
Título: Internet e participação política no caso do Estado Brasileiro: um relato de pesquisa
Autor(es): MARQUES, Francisco Paulo Jamil Almeida
Palavras-chave: Internet
Democracia
Participação
Instituição Política
Representação
Data do documento: 2009
Editor: Em Questão
Citação: MARQUES, F. P. J. A. (2009)
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de apresentar a trajetória de uma pesquisa doutoral que examinou os meios e modos através dos quais duas instituições do Estado brasileiro oferecem aos cidadãos oportunidades de participação política empregando a Internet. Mais especificamente, o objetivo da investigação foi fazer uma análise detalhada das formas de uso dos media digitais testemunhadas nos portais da Presidência da República e a Câmara dos Deputados. Em um primeiro momento, os recursos participativos presentes nestas experiências foram inventariados; em seguida, os mecanismos identificados foram considerados quanto às suas características; por fim, estabeleceu-se uma análise qualitativa dos possíveis efeitos que a participação dos usuários gera sobre o processo de produção da decisão política. Concluiu-se que cada uma destas experiências lança mão dos canais digitais de participação de forma sensivelmente díspar, reforçando-se o diagnóstico de que mais importam os modos pelos quais os mecanismos digitais são efetivamente utilizados do que suas potencialidades latentes.
Descrição: MARQUES, F. P. J. A.. Internet e participação política no caso do Estado Brasileiro: um relato de pesquisa. Em Questão, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2009, p. 219-247
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/636
ISSN: 1807-8893
E-ISSN 1808-5245
Aparece nas coleções:PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_art_ fpjamarques_Emquestao.pdf415 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.