Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6550
Title in Portuguese: Campo comum de atuação dos profissionais da estratégia saúde da família no Brasil : um cenário em construção
Author: Ellery, Ana Ecilda Lima
Pontes, Ricardo Jose Soares
Loiola, Francisco Antonio
Keywords: Atenção Primária à Saúde
Saúde da Família
Equipe de Assistência ao Paciente
Issue Date: Apr-2013
Publisher: Physis
Citation: ELLERY, A. E. L. ; PONTES, R. J. S. ; LOIOLA, F. A. Campo comum de atuação dos profissionais da estratégia saúde da família no Brasil : um cenário em construção. Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, RJ, v.23, n. 2, 415-437, abr./jun. 2013.
Abstract in Portuguese: Este estudo objetiva sistematizar e analisar saberes e práticas que integram o campo comum de atuação das equipes multiprofissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF). Trata-se de estudo qualitativo, com construção das informações através de entrevistas abertas e oficinas de produção de conhecimento, com 23 profissionais da ESF e das residências médica e multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, no período de março a agosto de 2011, no município de Fortaleza. O campo comum é o espaço do compartilhamento, da socialização de práticas e saberes entre os trabalhadores que integram a atenção primária à saúde no Brasil, ou seja, profissionais das equipes da ESF, incluindo o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). É constituído, em grande parte, por acúmulos teórico-práticos da Saúde Coletiva, mas também por outros conhecimentos, como o da clínica e o da reabilitação, e os aportes de setores diversos, como Geografia, Pedagogia e Educação Popular. Os saberes e práticas essenciais do campo comum da ESF foram consolidados em dez grupos. A interface do trabalho dos profissionais é complexa e cada vez mais ampla. Há diversas ações comuns a várias profissões; algumas são complementares; outras estão muito imbricadas. O que vai possibilitar estabelecer um campo comum de atuação interprofissional é o debate democrático da equipe. Esse processo é gradativo, carece de pactuação, não sendo resolvido somente na disputa legal, definindo verticalmente essa interface. Configurase num campo em permanente construção, à medida que novas categorias profissionais vão sendo incorporadas à ESF, trazendo novos saberes e novas práticas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6550
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 0103-7331
Appears in Collections:DSC - Artigos publicados em revista científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_art_aelellery1.pdf863,46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.