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dc.contributor.advisorCavalcante, Mônica Magalhães-
dc.contributor.authorAlencar, Elisbeth Nozoza de-
dc.date.accessioned2013-11-14T13:20:45Z-
dc.date.available2013-11-14T13:20:45Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationAlencar, E. N.; Cavalcante, M. M. (2009)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6618-
dc.descriptionALENCAR, Elisbeth Nozoza de. O tópico discursivo nas dissertações de alunos do ensino médio. 2009. 118p. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 2009.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents an analysis of the topical organization of the dissertations of high school students, from the perspective of the textual linguistics, with the main objective to investigate the difficulties that students have to structure their texts in a coherent way and valid argument for supporting the ideas presented. Our initial hypothesis is that some problems related to the arguments of the texts of the students are due to difficulties in maintaining the general topic, to develop it through subtopics and link these properly, therefore the proposal to combine the studies of argumentative sequence with the researches on the discursive topic. To reach the objective proposed, we investigated how the weaknesses of the students with the maintenance, development and articulation of the topics relate to the development of argumentative response and loss of sense of the text. This analysis confirmed the relationship between the topic framework and the argumentative framework of the text and an important part of the organization and development of these frameworks and the use of mechanisms of coordination for the establishment of the meaning of the text. The basic studies that guided this research were Jubran et al. (1992), as the discourse topic, Pinheiro (2003), on the main mechanisms of articulation, and Adam (1992, 2008), regarding the prototype of the argumentative sequence. The sample used for this study was composed of thirty (30) dissertations produced by high school students, selected on the basis of the criterions: texts that present the problems of textual inconsistency and which have not undergone through any type of correction by the teacher.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufcpt_BR
dc.subjectLinguisticapt_BR
dc.subjectTópico discursivopt_BR
dc.subjectSequência argumentativapt_BR
dc.subjectProdução de textopt_BR
dc.subjectEscritos de adolescentespt_BR
dc.subjectComposição literáriapt_BR
dc.subjectAnálise do discurso narrativopt_BR
dc.subjectEnsino médio - Composição e exercíciospt_BR
dc.subjectDiscursive topicpt_BR
dc.subjectArgumentative sequencept_BR
dc.subjectProduction of textpt_BR
dc.titleO tópico discursivo nas dissertações de alunos do ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho apresenta uma análise da organização tópica das dissertações de alunos do Ensino Médio, sob a perspectiva da linguística textual, com o objetivo principal de investigar as dificuldades dos alunos em estruturarem seus textos de forma coerente e com argumentação válida para defesa das ideias apresentadas. Nossa hipótese inicial é que alguns problemas ligados à argumentação dos textos dos educandos se devam a dificuldades em manter o tópico geral, em desenvolvê-lo através de subtópicos e em articular estes adequadamente, daí a proposta de aliar os estudos da sequência argumentativa com as pesquisas sobre o tópico discursivo. Para o alcance do objetivo proposto, investigamos como as deficiências dos alunos com as operações de manutenção, desenvolvimento e articulação dos tópicos relacionam-se com o desenvolvimento da sequência argumentativa e quebra de sentido do texto. Essa análise confirmou a relação entre o quadro tópico e o quadro argumentativo do texto e um importante papel da organização e desenvolvimento desses quadros e do uso dos mecanismos de articulação para o estabelecimento do sentido do texto. Os estudos de base que nortearam esse trabalho foram Jubran et al. (1992), quanto ao tópico discursivo, Pinheiro (2003), quanto aos principais mecanismos de articulação, e Adam (1992, 2008), a respeito do protótipo da sequência argumentativa. A amostra utilizada para a presente pesquisa foi constituída por 30 (trinta) dissertações produzidas por alunos do Ensino Médio, selecionadas com base nos critérios: textos que apresentarem problemas de incoerência textual e não terem sofrido qualquer tipo de correção pela professora.pt_BR
dc.title.enThe discursive topic on the dissertations of high school students.pt_BR
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