Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6674
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Utilização de ambientes virtuais de ensino e aprendizagem: um comparativo entre diferentes modalidades de ensino para jovens e adultos do IFTO – Campus Palmas
Título em inglês: Use of virtual environments for teaching and learning: a comparative between different methods of teaching for young and adults the IFTO - Palmas Campus
Autor(es): Piccini, Anderson Rodrigo
Denardi, Ana Maria
Focking, Gerson Pesente
Palavras-chave: Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC);Ferramentas virtuais;Educação de Jovens e Adultos;Information and Communication Technology (ICT);Virtual tools;Education youth and adults
Data do documento: 2011
Instituição/Editor/Publicador: http://www.revistalabor.ufc.br/index.php
Citação: PICCINI, Anderson Rodrigo; DENARDI, Ana Maria; FOCKING, Gerson Pesente. Utilização de ambientes virtuais de ensino e aprendizagem: um comparativo entre diferentes modalidades de ensino para jovens e adultos do IFTO – Campus Palmas. Revista do LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 5, p. 21-38, 2011.
Resumo: O grande avanço tecnológico associado ao barateamento dos equipamentos de informática proporcionou a oportunidade de ampliar os horizontes do ensino tradicional para além do espaço físico da sala de aula. Diante deste panorama, tornou-se necessário organizar novas experiências educacionais em que se introduzam tecnologias que possam ser utilizadas em processos cooperativos de aprendizagem, tornado-a mais significativa na medida em que maior for o grau de interação e comunicação entre os participantes do processo. A integração entre professor-aluno pode ser positivamente alterada pelo uso criativo dessas tecnologias, mas para que isso aconteça é importante haver incentivo e treinamento necessário, para que os professores passem pela experiência deste contato e tornem-se multiplicadores, expandindo essas experiências para seus alunos. Quanto maior o contato com a tecnologia por parte dos professores, maior será a incorporação de novos ambientes e a utilização de ferramentas virtuais como forma de ampliar positivamente o processo de ensino e aprendizagem. Para que isso aconteça, é importante que esse aluno receba o direcionamento que lhe proporcione uma busca correta em razão da sua formação. Neste contexto, o professor deve apresentar-se como mediador e facilitador no processo de interação, propiciando momentos de construção coletiva.
Abstract: The great technological advances associated with the lower prices of computer equipment provided an opportunity to enlarge his horizons beyond the traditional teaching of the physical space of the classroom. Against this panorama, it became necessary to organize new educational experiences in which they introduce technologies that can be used in cooperative learning processes, making it more significant to the extent that greater the degree of interaction and communication between process participants. The integration of teacher-student can be positively changed by the creative use of these technologies, but for that to happen it is important to have encouragement and training necessary for teachers to pass through the experience of this contact and become multipliers, expanding these experiences for their students. The greater contact with technology by teachers, the greater the incorporation of new environments and the use of virtual tools for enhanced positively the process of teaching and learning. For this to happen, it is important that students receive the guidance that gives a correct search because of their training. In this context, the teacher should present himself as a mediator and facilitator in the process of interaction, providing moments of collective construction.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6674
ISSN: 1983-5000
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_art_arpiccini; AMDenardi; GPFocking.pdf223,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.