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Título: O esvaziamento do campo entre jovens camponeses versus educação/escola
Título em inglês: The drain field between rural youth versus education/school
Autor(es): PERIPOLLI, Odimar J.
Palavras-chave: Educação-EJA
Jovem camponês
Êxodo Rural
Education-EJA
Young peasant
Exodus countryside
Data do documento: 2011
Editor: http://www.revistalabor.ufc.br/index.php
Citação: PERIPOLLI, O. J. (2011)
Resumo: Há em nosso país um esforço no sentido de implantar programas voltados aos jovens trabalhadores do campo. Iniciativas como o Projovem Campo, Nossa Primeira Terra, dentre outras, buscam fazer com que os jovens vêem o campo como possibilidade. A importâncias destas está em: vêm ao encontro de demandas históricas dos movimentos sociais e dos povos do campo; a juventude camponesa começa a ganhar visibilidade no cenário das políticas públicas voltadas ao campo. Vêm em boa hora, a considerar o descaso para com os jovens camponeses – sobretudo, a falta de escola – processo histórico que tem e vem expulsando os jovens trabalhadores do campo de forma sistemática. Esta questão se torna cada vez mais séria na medida em que esse fenômeno tem como característica, o seu rejuvenescimento. Mais comumente naquelas regiões onde os jovens trabalhadores estão mais distantes dos grandes centros, em pequenas propriedades rurais, como é o caso dos assentamentos de reforma agrária (campo empírico de minhas/nossas pesquisas). O objetivo deste artigo é tencionar um pouco a realidade campo e a situação dos jovens camponeses nestes territórios, bem como o papel da escola neste cenário.
Abstract: There is a country in our effort to deploy programs geared to young field workers. Initiatives such as the Projovem Field, Our First Land, among others, seek to make young people see the field as possible. The sums of these are in: come to meet the demands of historical movements social and peoples of the field, the peasant youth beginning to gain visibility in the policy scenario public focused on the field. They come at a good time to consider the neglect of the rural youths - especially the lack of school - and the historical process that has been expelling the young workers in the field so systematically. This becomes increasingly serious in extent that this phenomenon is characterized by the rejuvenation. More commonly in those regions where young workers are more distant from major centers in small rural properties, as is the case of agrarian reform settlements (field Empirical my / our research). The aim of this article is to pull a little reality to the field and situation of young farmers in these areas, as well as the school's role in this scenario.
Descrição: PERIPOLLI, Odimar J.. O esvaziamento do campo entre jovens camponeses versus educação/escola. Revista do LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 5, p. 184- 200, 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6684
ISSN: 1983-5000
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