Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6705
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCavalcante Júnior, Francisco Silva-
dc.contributor.authorGondim, Márcio Silva-
dc.date.accessioned2013-11-14T16:09:58Z-
dc.date.available2013-11-14T16:09:58Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationCAVALCANTE JÚNIOR, Francisco Silva; GONDIM, Márcio Silva. Ferramentas subjetivas em uma metodologia socioeducativa para a formação de trabalhadores. Revista do LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 1-14, 2008.pt_BR
dc.identifier.issn1983-5000-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6705-
dc.description.abstractIn the present context, a dynamics in the capitalist relations of production is perceived, directed to the requests of the work market, without attempting to the human needs of the workers. In this way, the present study is geared towards the debate around the formation of the human being, presenting data from an inquiry conducted with workers, by means of the (Con)text Method of Multiple Lietarcies (MC), a method which was awarded the Prize ILÍMITA 2005 of Promotion to the Reading in Latin America and the Caribbean . The MC is a psychoeducational approach to human development, that by means of the multiple ways of expression of the word, aims at revealing the subjective potential of the individuals. The inquiry had as its goals to verify the repercussions of the use of this Method in the human development of workers of a large national organization. It was a qualitative etnographic inquiry, which used as instruments for data collection, participant observation, reflexive and semi-structured interviews. Eight weekly meetings in a period of two months with the group of workers was researched. It was verified that the workers, members of the group, shared their subjective tools, finding a space safe to be disclosed, contemplating the diversified mode of expressions of human beings. In this way, the present study aimed at contributing to the construction of a proposal for psychoeducational training of human develoment for workers.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.revistalabor.ufc.br/index.phppt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSubjetivaçãopt_BR
dc.subjectFormação Humanapt_BR
dc.subjectLetramentospt_BR
dc.subjectSubjectivationpt_BR
dc.subjectWork relationshipspt_BR
dc.subjectHuman developmentpt_BR
dc.titleFerramentas subjetivas em uma metodologia socioeducativa para a formação de trabalhadorespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo contexto contemporâneo, percebe-se uma dinâmica nas relações capitalistas de produção, direcionadas às solicitações do mercado de trabalho, sem atentar às necessidades humanas dos trabalhadores. Desse modo, o presente estudo relaciona-se ao debate em torno da formação humana, apresentando dados de uma investigação realizada junto a trabalhadores, por meio do Método (Con)texto de Letramentos Múltiplos (MC), método agraciado com o Prêmio ILÍMITA 2005 de Fomento à Leitura na América Latina e no Caribe. O MC é uma abordagem psicoeducativa de desenvolvimento humano, que por meio dos múltiplos modos de expressão da palavra, objetiva desvelar potenciais subjetivos dos indivíduos. A investigação teve como intuito verificar as repercussões da utilização desse Método no desenvolvimento humano de trabalhadores de uma grande organização nacional. Foi uma investigação qualitativa de abordagem etnográfica, sendo utilizados como instrumentos para a coleta de dados a observação participante, entrevistas reflexivas e semiestruturadas. Foram realizados oito encontros semanais em um período de dois meses com o grupo de trabalhadores. Verificou-se que os trabalhadores, integrantes do grupo, compartilharam ferramentas subjetivas trazidas consigo, encontrando um espaço seguro para se manifestarem, contemplando as diversificadas expressões humanas. Desse modo, o presente estudo objetivou contribuir à formulação de uma proposta psicoeducativa de formação humana voltada à classe trabalhadora.pt_BR
dc.title.enSubjective tools in a psychoeducational methodology for training and relationships of workerspt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_aRT_FSCavalcanteJunior; MSGondim.pdf72,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.