Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6733
Title in Portuguese: Análise da imprensa escrita sobre o SUS no sistema municipal de saúde de Fortaleza entre 2005 e 2008
Author: Santiago, Anna Margarida Vicente
Advisor(s): Miranda , Alcides Silva de
Keywords: Sistema Único de Saúde
Atenção Primária à Saúde
Issue Date: 2010
Citation: SANTIAGO, A. M. V. Análise da imprensa escrita sobre o SUS no Sistema Municipal de Saúde de Fortaleza entre 2005 e 2008. 2010. 75 f. Dissertação (Mestrado em em Saúde Pública) - Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Medicina, Fortaleza, 2010.
Abstract in Portuguese: A partir de diversos discursos publicados (artigos de jornais, artigos institucionais e relatórios de gestão) sobre a efetivação do SUS durante uma gestão municipal, me proponho a investigar sobre os protagonismos de pautas e sobre como se dão as relações entre distintos atores implicados na (re)produção de informações de Saúde. Do ponto de vista da minha estratégia de pesquisa optei pelos instrumentais da análise de conteúdo de Bardin. No que diz respeito às fontes, foram levantados e analisados 2088 artigos dos jornais “O Povo”, “Diário do Nordeste” e “O Estado”, 573 realeses escritos pela Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) assim como os 4 Relatórios de Gestão da SMS. Quanto ao recorte temporal em que foram escritos os discursos, ele se estende de janeiro de 2005 a dezembro de 2008. Desse corpus de escritos foram evidenciadas quatro grandes categorias temáticas: Atenção Básica, Saúde Mental, Dengue e Filas da Atenção Especializada, a partir dos quais foi tecido um diálogo a partir das três fontes de discursos. Cada tema estudado revela uma gestão quotidiana da política diferente e diversas estratégias de comunicação . Ao final constatei que a SMS, por meio da produção de sua mídia institucional, pauta a produção dos jornais. Nesse sentido, portanto, o protagonismo da mídia só aparece nos espaços vazios deixados pela gestão da SMS.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6733
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:DSC - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_dis_amvsantiago.pdf998,68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.