Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6733
Título: Análise da imprensa escrita sobre o SUS no sistema municipal de saúde de Fortaleza entre 2005 e 2008
Autor(es): Santiago, Anna Margarida Vicente
Orientador(es): Miranda , Alcides Silva de
Palavras-chave: Sistema Único de Saúde
Atenção Primária à Saúde
Data do documento: 2010
Citação: SANTIAGO, A. M. V. (2010)
Resumo: A partir de diversos discursos publicados (artigos de jornais, artigos institucionais e relatórios de gestão) sobre a efetivação do SUS durante uma gestão municipal, me proponho a investigar sobre os protagonismos de pautas e sobre como se dão as relações entre distintos atores implicados na (re)produção de informações de Saúde. Do ponto de vista da minha estratégia de pesquisa optei pelos instrumentais da análise de conteúdo de Bardin. No que diz respeito às fontes, foram levantados e analisados 2088 artigos dos jornais “O Povo”, “Diário do Nordeste” e “O Estado”, 573 realeses escritos pela Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) assim como os 4 Relatórios de Gestão da SMS. Quanto ao recorte temporal em que foram escritos os discursos, ele se estende de janeiro de 2005 a dezembro de 2008. Desse corpus de escritos foram evidenciadas quatro grandes categorias temáticas: Atenção Básica, Saúde Mental, Dengue e Filas da Atenção Especializada, a partir dos quais foi tecido um diálogo a partir das três fontes de discursos. Cada tema estudado revela uma gestão quotidiana da política diferente e diversas estratégias de comunicação . Ao final constatei que a SMS, por meio da produção de sua mídia institucional, pauta a produção dos jornais. Nesse sentido, portanto, o protagonismo da mídia só aparece nos espaços vazios deixados pela gestão da SMS.
Descrição: SANTIAGO, Anna Margarida Vicente. Análise da imprensa escrita sobre o SUS no Sistema Municipal de Saúde de Fortaleza entre 2005 e 2008. 2010. 75 f. Dissertação (Mestrado em em Saúde Pública) - Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Medicina, Fortaleza, 2010.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6733
Aparece nas coleções:DSC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_dis_amvsantiago.pdf998,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.