Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6743
Title in Portuguese: Análise da eficiência técnica da produção de ovinos e caprinos no município de Tauá-Ceará
Author: Alcântara Neto, José
Advisor(s): Barreto, Flávio Ataliba Flexa Daltro
Keywords: Ovinocaprinocultura
Issue Date: 2005
Citation: ALCÂNTARA NETO, José. Análise da eficiência técnica da produção de ovinos e caprinos no município de Tauá-Ceará. 2005. 56f. Dissertação (mestrado profissional). Programa de Pós Graduação em Economia, Universidade Federal do Ceará, CAEN, Fortaleza, 2005.
Abstract in Portuguese: Este trabalho se propõe a analisar a eficiência dos produtores, envolvidos no projeto de melhoramento genético e produtivo do rebanho de ovinos e caprinos no município de Tauá, referente aos dois primeiros anos de implantação - julho de 2002 a junho de 2004. Especificamente foram caracterizados os estabelecimentos atualmente em funcionamento; foi estimado a eficiência técnica, a eficiência de escala e foram classificados os produtores segundo essas medidas; foram identificados os produtores que apresentam as melhores práticas de produção e comparamos os produtores eficientes e ineficientes, segundo alguns indicadores técnicos e econômicos. Para toda a análise, foram utilizados dados primários obtidos através de pesquisa direta com aplicação de questionário nas 20 unidades envolvidas no projeto. Entre as principais conclusões obtidas no estudo, verificou-se que toda a ineficiência técnica é devotada a problemas na escala de produção. Também constatou-se que a experiência do produtor é variável relevante para a melhoria da eficiência técnica de produção.
Abstract: Este trabalho se propõe a analisar a eficiência dos produtores, envolvidos no projeto de melhoramento genético e produtivo do rebanho de ovinos e caprinos no município de Tauá, referente aos dois primeiros anos de implantação - julho de 2002 a junho de 2004. Especificamente foram caracterizados os estabelecimentos atualmente em funcionamento; foi estimado a eficiência técnica, a eficiência de escala e foram classificados os produtores segundo essas medidas; foram identificados os produtores que apresentam as melhores práticas de produção e comparamos os produtores eficientes e ineficientes, segundo alguns indicadores técnicos e econômicos. Para toda a análise, foram utilizados dados primários obtidos através de pesquisa direta com aplicação de questionário nas 20 unidades envolvidas no projeto. Entre as principais conclusões obtidas no estudo, verificou-se que toda a ineficiência técnica é devotada a problemas na escala de produção. Também constatou-se que a experiência do produtor é variável relevante para a melhoria da eficiência técnica de produção.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6743
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:CAEN - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005_dissert_jalcantaraneto.pdf1,41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.