Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6820
Título: O impacto do microcrédito do Banco Popular de Teresina na renda do empreendedor de confecções
Autor(es): Rodrigues, Raimundo Nonato Moura
Orientador(es): Marinho, Emerson Luís Lemos
Palavras-chave: Microcrédito
Financiamento
Renda
Bancos
Data do documento: 2008
Citação: RODRIGUES, Raimundo Nonato M. (2008)
Resumo: Esta dissertação é resultado de um estudo sobre o microfinanciamento oferecido pelo Banco Popular de Teresina – BPT. Através dele, pretende-se analisar os fatores determinantes da renda dos indivíduos que recorrem ao financiamento na modalidade de microcrédito com o propósito de saber se os financiamentos oferecidos por essa entidade contribuem para a melhoria da renda do microempreendedor do ramo de confecções de Teresina-PI. É uma pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem quantitativa, onde se utilizou dados cross-section de indivíduos que recorreram a esse tipo de crédito. Estas obsevações foram extraídas do banco de dados do sistema de informática do BPT referentes aos financiamentos destinados ao setor de confecções, que representa 25% de todas as atividades financiadas pelo BPT, no período de março de 2002 a dezembro de 2006. Para tanto, desenvolveu-se um modelo econométrico de regressão linear múltipla utilizando-se o programa STATA para gerar os resultados do modelo. A partir das interpretações desses resultados, pode-se dizer que, estatisticamente, as variáveis estudadas valor financiado, idade do empreendedor e o número de anos estudados por ele afetam positivamente a variação de sua renda. Todavia, os resultados são, estatisticamente, inconclusivos quando se referem ao impacto das variáveis sexo, estado civil, setor formal/informal e experiência na variação da renda do empreendedor. Enfim, os resultados demonstram que os financiamentos do Banco Popular de Teresina contribuem para a melhoria da renda do empreendedor do ramo de confecções de Teresina-PI.
Descrição: RODRIGUES, Raimundo Nonato Moura. O impacto do microcrédito do banco popular de Teresina na renda do empreendedor de confecções. 2008. 55f. Dissertação (mestrado profissional) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2008.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6820
Aparece nas coleções:CAEN - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_dissert_rnmrodrigues.pdf439,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.