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Title in Portuguese: Modelagem da demanda combinando dados de preferência declarada e revelada
Title: Demand model combining stated and revealed preference data
Author: Brandli, Luciana Londero
Heineck, Luiz Fernando Mählmann
Keywords: Mercado imobiliário
Consumidores - Preferência
Issue Date: 2006
Publisher: Revista Produção
Citation: BRANDLI, L. L. ; HEINECK, L. F. M. Modelagem da demanda combinando dados de preferência declarada e revelada. Revista Produção, Florianópolis, v. 6, n. 1, 2006.
Abstract in Portuguese: As técnicas de preferência revelada e declarada têm contribuído muito para o desenvolvimento da literatura econométrica na tentativa de determinar as variáveis que influenciam a decisão do indivíduo num processo de escolha. Este artigo combina dados de preferência, com o objetivo de obter as vantagens da complementaridade das forças e franquezas de ambas os tipos de dados. A abordagem envolve a estimação de um modelo apenas com dados de PR, apenas com dados de PD e combinando dados de PR e PD. A aplicação é feita no mercado habitacional, onde se observa, através da literatura, que a maioria dos trabalhos de escolha do consumidor têm se restringido a apenas uma das abordagens. As funções utilidades obtidas mostram a importância relativa do atributo, a tendência de comportamento através dos sinais e o seu nível de significância. A análise dos resultados dos modelos indica diferenças e similaridades entre o comportamento dos atributos.
Abstract: The revealed and stated preference methods have been contributing a lot for the development of the econometric literature in the attempt of determining the variables that influence the individual decision in a choice process. This article combines preference data, with the objective of obtaining the advantages of the complementarity of the forces and frankness of both types of data. The approach involves the estimate of a model only with RP data, only with SP data and combining RP and SP data. The application is in the housing market, where it is observed, through the literature, that most of the papers of the consumer's choice has restricted the only one approaches. The utility functions obtained show the relative importance of the attributes, the tendency of behavior through the signs and its significance statistical. The results analysis of the models indicates differences and similarities about the attribute’s behavior.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6827
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 1676 - 1901
Appears in Collections:DECC - Artigos publicados em revistas científicas

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