Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6858
Title in Portuguese: A negação do envelhecimento e a manutenção da juventude veiculados em revistas femininas: um estudo de psicologia social
Title: The denial of aging and the maintenance of youth shown in women´s magazines: a study of social psychology
Author: Montefusco, Erica Vila Real
Advisor(s): Lima, Aluísio Ferreira de
Keywords: Social Psychology
Woman
Comunicação escrita
Comunicação visual
Análise do discurso
Issue Date: 2013
Publisher: www.teses.ufc.br
Citation: Montefusco, E. V. R.; Lima, A. F. (2013)
Abstract in Portuguese: No presente trabalho, buscou-se investigar questões relativas à manutenção da aparência jovem e verificar como elas são divulgadas em mídias direcionadas ao público feminino. Nossa proposta de pesquisa ancorou-se na análise de reportagens e de peças publicitárias, pesquisadas durante o ano de 2011 em três revistas femininas de grande circulação nacional: Claudia, Boa Forma e Plástica e Beleza. O estudo dos enunciados teve como base a Teoria Crítica, cujos principais expoentes são Theodor Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse, Walter Benjamin e Jürgen Habermas, além deles também se baseou na análise semiótica de José Luiz Aidar Prado, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O material foi organizado e discutido com base em cinco categorias de análise: “Efetividade dos resultados/resultados científicos”, “Novas tecnologias”, “Promessas que supostamente podem ser cumpridas versus possibilidades reais”, “Segmentação de mercados” e “Celebridades como modelos”. Apesar do fato de o Brasil ser um país em processo de envelhecimento, percebe-se uma resistência, especialmente por parte das mulheres, em relação a essa fase da vida. Em meio a uma lógica que abrange liberdade de escolha e ao mesmo tempo rigidez de padrões, percebemos como a mídia direcionada ao público feminino indica “receitas” e produtos mediante os quais as leitoras podem supostamente melhorar suas vidas, suas aparências e vivenciar o bem-estar prometido pelo mercado. Através deste estudo, acreditamos ter sido possível suscitar reflexões acerca da temática não apenas do corpo saudável, belo, feminino e jovem, mas nos questionar também acerca da visão de envelhecimento que a mídia nos fornece e como somos por ela influenciados.
Description: MONTEFUSCO, Erica Vila Real. A negação do envelhecimento e a manutenção da juventude veiculados em revistas femininas: um estudo de psicologia social. 2013. 125f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Fortaleza (CE), 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6858
Appears in Collections:PPGP - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013-DIS-EVRMONTEFUSCO.pdf4,78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.