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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Aluísio Ferreira de-
dc.contributor.authorMontefusco, Erica Vila Real-
dc.date.accessioned2013-11-27T13:49:45Z-
dc.date.available2013-11-27T13:49:45Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationMONTEFUSCO, Erica Vila Real. A negação do envelhecimento e a manutenção da juventude veiculados em revistas femininas: um estudo de psicologia social. 2013. 125f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6858-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectSocial Psychologypt_BR
dc.subjectWomanpt_BR
dc.subjectComunicação escritapt_BR
dc.subjectComunicação visualpt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.titleA negação do envelhecimento e a manutenção da juventude veiculados em revistas femininas: um estudo de psicologia socialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo presente trabalho, buscou-se investigar questões relativas à manutenção da aparência jovem e verificar como elas são divulgadas em mídias direcionadas ao público feminino. Nossa proposta de pesquisa ancorou-se na análise de reportagens e de peças publicitárias, pesquisadas durante o ano de 2011 em três revistas femininas de grande circulação nacional: Claudia, Boa Forma e Plástica e Beleza. O estudo dos enunciados teve como base a Teoria Crítica, cujos principais expoentes são Theodor Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse, Walter Benjamin e Jürgen Habermas, além deles também se baseou na análise semiótica de José Luiz Aidar Prado, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O material foi organizado e discutido com base em cinco categorias de análise: “Efetividade dos resultados/resultados científicos”, “Novas tecnologias”, “Promessas que supostamente podem ser cumpridas versus possibilidades reais”, “Segmentação de mercados” e “Celebridades como modelos”. Apesar do fato de o Brasil ser um país em processo de envelhecimento, percebe-se uma resistência, especialmente por parte das mulheres, em relação a essa fase da vida. Em meio a uma lógica que abrange liberdade de escolha e ao mesmo tempo rigidez de padrões, percebemos como a mídia direcionada ao público feminino indica “receitas” e produtos mediante os quais as leitoras podem supostamente melhorar suas vidas, suas aparências e vivenciar o bem-estar prometido pelo mercado. Através deste estudo, acreditamos ter sido possível suscitar reflexões acerca da temática não apenas do corpo saudável, belo, feminino e jovem, mas nos questionar também acerca da visão de envelhecimento que a mídia nos fornece e como somos por ela influenciados.pt_BR
dc.title.enThe denial of aging and the maintenance of youth shown in women´s magazines: a study of social psychologypt_BR
Aparece nas coleções:PPGP - Dissertações defendidas na UFC

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