Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/691
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Análise social da carcinicultura marinha no estado do Ceará : estudo de caso no município de Aracati
Autor(es): Lima, Edivane de Sousa
Mayorga Mera, Ruben Dario
Lima, Patrícia Verônica Pinheiro Sales
Madrid, Raúl Mario Malvino
Palavras-chave: Camarão;Economia de bem-estar;Carcinicultura;Bem-estar econômico e social
Data do documento: 2004
Instituição/Editor/Publicador: Revista da Associação Brasileira de Criadores de Camarão
Citação: LIMA, Edivane de Sousa Lima; MAYORGA MERA, Ruben Dario; LIMA, Patrícia Verônica Pinheiro Sales; MADRID, Raúl Mario Malvino. Análise social da carcinicultura marinha no estado do Ceará : estudo de caso no município de Aracati. Revista da Associação Brasileira de Criadores de Camarão, Recife-PE, v. 6, n. 2, p. 72-77, 2004.
Resumo: A falta de emprego e renda estáveis, continua sendo um dos empecilhos na melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores na região do Baixo Jaguaribe. O presente estudo tem por objetivo analisar a importância da carcinicultura marinha na qualidade de vida, emprego e na renda total dos trabalhadores de baixos níveis de escolaridade que trabalham nos empreendimentos camaroeiros no município de Aracati, na região do Baixo Jaguaribe, uma vez que essa atividade vem se caracterizando como uma fonte geradora de emprego e renda fixos, tanto para o homem do campo como da zona urbana. Para realizar o trabalho empregaram-se dados de origem primária e secundaria. Utilizou-se pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica, levantamentos, estudo de caso, análise tabular e descritiva, e o índice de qualidade de vida, envolvendo os seguintes indicadores: padrão habitacional, aspectos sanitários, posse de bens de consumo duráveis e acesso aos meios de comunicação, horas de lazer, levando em consideração o painel de contraposição de situações entre o “antes” e o “depois”. Concluiu-se que a essa atividade econômica tem contribuído de forma significativa na melhoria do bem-estar dos referidos trabalhadores, advinda, principalmente, de estabilidade no emprego e aumento na renda e, consequentemente, na melhoria da qualidade do padrão de vida. Ressalta-se, ainda, que a carcinicultura, como fonte geradora de renda fixa e emprego formal na região, viabiliza a inclusão social do habitante que mora tanto na zona rural como na urbana.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/691
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEA - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_art_eslima.pdf158,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.