Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69745
Tipo: Livro
Título: Viver nas ruas: trajetórias, desafios e resistências
Autor(es): Morais Ximenes, Verônica
Ferreira Lima Esmeraldo, Andrea
Esmeraldo Filho, Carlos Eduardo
Palavras-chave: Pessoas desabrigadas - Brasil;Pobreza urbana - Brasil;Populações vulneráveis - Brasil
Data do documento: 2022
Citação: XIMENES, Verônica Marais; ESMERALDO, Andrea Ferreira Lima; ESMERALDO FILHO, Carlos Eduardo (org.). Viver nas ruas: trajetórias, desafios e resistências. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2022
Resumo: O livro “Viver nas Ruas: trajetórias, desafios e resistências”, organizado por Verônica Morais Ximenes, Andrea Ferreira Lima Esmeraldo e Carlos Eduardo Esmeraldo Filho, é a concretização de um sonho construído no Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM) da Universidade Federal do Ceará. Nosso objetivo com esse livro foi reunir diversas pessoas que possuem alguma relação com as pessoas em situação de rua e inclusive ter pessoas em situação de rua como autores. Contamos com a participação de 54 autores e autoras distribuídos em professoras, professores, estudantes de pós-graduação e de graduação, profissionais das políticas públicas, de coletivos e de projetos religiosos, militantes do Movimento Nacional da População em Situação de Rua e pessoas em situação de rua, pertencentes às cidades de Fortaleza, Juiz de Fora, São Paulo, Natal, Porto Alegre, Recife e Boa Vista. O livro tem o prefácio da profa. Raquel Guzzo e reúne vinte capítulos divididos em dois eixos: o primeiro abrange trabalhos que tratam de Relatos de trajetórias e resistências do viver nas ruas, e o segundo problematiza os Desafios na construção teórica e metodológica do viver nas ruas. Ambos os eixos englobam uma diversidade de discussões e problematizações a partir de diferentes áreas e perspectivas teórico-metodológicas, incluindo: relatos de pesquisas, ensaios teóricos, relatos de experiências e uma entrevista com representantes do Movimento Nacional da População de Rua. O projeto de pes quisa “Pessoas em situação de rua: processos psicossociais relacionados à pobreza e à estigmatização”, financiado Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, Edital Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 - Universal/Faixa B, com o processo 420426/2018-3 no período de 2019, 2020 e 2021, possibilitou os recursos financeiros para a publicação desse livro e agradecemos muito esse financiamento.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69745
Aparece nas coleções:DPSI - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_liv_vmx.pdf14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.