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dc.contributor.advisorBezerra, José Arimatéa Barros-
dc.contributor.authorAlves Júnior, Tadeu de Almeida-
dc.date.accessioned2014-02-20T14:23:42Z-
dc.date.available2014-02-20T14:23:42Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationALVES JÚNIOR, Tadeu de Almeida. Agricultura familiar e alimentação escolar: o PNAE no Sertão Central. 2012. 108f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7334-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectNational School Food Programpt_BR
dc.subjectFamily Farmingpt_BR
dc.subjectPrograma Nacional de Alimentação Escolar(Brasil)pt_BR
dc.subjectMerenda escolar – Brasilpt_BR
dc.subjectEducação e Estado - Brasilpt_BR
dc.subjectControle socialpt_BR
dc.titleAgricultura familiar e alimentação escolar: o PNAE no Sertão Centralpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA pesquisa tem como objeto de estudo o Programa Nacional de Alimentação – PNAE. O programa tem garantido a participação dos estados e municípios na gestão e controle dos recursos destinados à alimentação escolar. Porém, a burocracia ainda marca alguns procedimentos, sobretudo para os pequenos produtores rurais, como a dificuldade de cadastro nos programas de governo por parte dos trabalhadores devido à intensa burocracia. Levando-se em conta este panorama, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar o PNAE sob a ótica de fortalecimento e de desenvolvimento da agricultura familiar e comunitária e de segurança alimentar e nutricional. Como objetivos específicos, pretendeu-se identificar no universo da produção agrícola familiar do município de Canindé, os alimentos que podem integrar os cardápios da alimentação escolar; explicitar formas de inclusão dos pequenos produtores rurais como fornecedores do PNAE no município de Quixadá e discutir o conceito de Segurança Alimentar e Nutricional - SAN e o Direito Humano à Alimentação adequada - DHAA no Sertão Cearense. Foram entrevistados os representantes das entidades públicas diretamente envolvidas com a agricultura familiar de Quixadá, além do gestor da merenda em uma escola do município e a merendeira responsável. Foi escolhido como procedimento metodológico o Estudo de Caso, ancorado nos pressupostos de Nisbett e Watt (1978), que define a metodologia do estudo de caso de forma eclética, incluindo, via de regra, observação, entrevistas, fotografias, gravações, análise de documentos e anotações de campo. Com este estudo, conclui-se que o Programa Nacional de Alimentação Escolar tem fortalecido a agricultura familiar na região, por propiciar maior renda e estímulo ao plantio. Dessa maneira, fortalecendo a SAN e resgatando a possibilidade de novas reflexões acerca da alimentação mais adequada. Por fim, o Biodiesel trouxe um cenário diversificado à agricultura familiar, já que o cultivo de oleoginosas está, cada vez mais, fazendo parte da dinâmica das pequenas e grandes propriedades rurais, levantando o debate sobre até que ponto o programa irá fortalecer a longo prazo à sustentabilidade das terras e da produção alimentar.pt_BR
dc.title.enFamily farm and school feeding :the PNAE in Central Sertãopt_BR
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