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Tipo: Dissertação
Título : Avaliação da atuação do enfermeiro na prevenção de DST/AIDS no programa saúde na escola
Título en inglés: Evaluation of the performance of nurses in preventing DST/AIDS in health program in school
Autor : Silva, Adna de Araújo
Tutor: Pinheiro, Patrícia Neyva da Costa
Palabras clave : Doenças Sexualmente Transmissíveis;Avaliação em Saúde;Educação em Saúde
Fecha de publicación : 2013
Citación : SILVA, A. A. Avaliação da atuação do enfermeiro na prevenção de DST/AIDS no programa saúde na escola. 2013. 108 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
Resumen en portugués brasileño: As doenças sexualmente transmissíveis (DST), o vírus da imunodeficiência humana (HIV) e a síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids) constituem significativos problemas de saúde pública no Brasil e no mundo. Qualquer pessoa sexualmente ativa pode adquirir DST/HIV/Aids. Entretanto, o adolescente é considerado sujeito bastante vulnerável. O estudo apresenta como objetivo geral avaliar a atuação de enfermeiros na prevenção de DST/Aids com adolescentes no Programa Saúde na Escola. Pesquisa de avaliação com abordagem quanti-qualitativa, realizada de janeiro a novembro de 2013. Os sujeitos do estudo foram setenta e oito enfermeiros que atuavam no Programa Saúde na Escola (PSE) de Fortaleza, Ceará, Brasil. Para coleta de dados, foi adotada a entrevista semiestruturada e o checklist. Para organização e análise dos dados, foi tomado por referência o Método de Interpretação dos Sentidos e a análise estatística descritiva por meio do software Excel. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará, conforme parecer de nº 209.337 de 28/02/2013. Os resultados apresentam que a grande maioria dos sujeitos da pesquisa não realizou satisfatoriamente as ações preconizadas pelo Ministério da Saúde para o PSE e, por conseguinte, não alcançaram os resultados esperados na linha de ação Educação para Saúde Sexual, Saúde Reprodutiva e Prevenção das DST/Aids e de Hepatites Virais. Assim, por meio do checklist, a maioria afirma que não foram realizados e alcançados as seguintes ações e resultados: não houve, de forma contínua, encontros de mobilização e sensibilização na área; atividades que utilizassem metodologias participativas; formação de estudantes nos temas; envolvimento dos educandos no planejamento, execução e avaliação das atividades; debates com a comunidade escolar sobre a importância da participação juvenil; inclusão das temáticas nos projetos político-pedagógicos das escolas; ações educativas e participativas sobre os temas; adesão dos educandos e da comunidade escolar às atividades desenvolvidas e disponibilização de preservativos nas escolas. Contudo, é oportuno destacar que alguns sujeitos do estudo afirmaram por meio de depoimentos que tais ações foram desenvolvidas com a periodicidade devida, utilizando-se de estratégias apropriadas. Todavia, importantes obstáculos foram encontrados para a não efetivação dessas ações pela maioria dos profissionais, que perpassam por aspectos profissionais (habilidades e competências), administrativos e gerenciais (papel das instâncias gestoras envolvidas no programa) e do público envolvido (adolescentes e famílias). Neste sentido, o estudo obteve informações fundamentais que sugerem a necessidade de modificações urgentes no programa, a fim de que a atuação do enfermeiro venha ser capaz de colaborar, de fato, na promoção da saúde sexual e reprodutiva de adolescentes assistidos pelo PSE. E, não somente isso, mas para que estes e os demais atores envolvidos consigam cumprir o objetivo central do programa de promover formação e atenção integral a estudantes, levando a uma melhoria da qualidade de vida e saúde destes sujeitos.
Abstract: Sexually transmitted diseases (STDs), human immunodeficiency virus (HIV) and acquired immune deficiency syndrome (Aids) represent significant public health problems in Brazil and the whole world. Any sexually active person is susceptible to contract STD/HIV/AIDS. Nonetheless, adolescents are considered very vulnerable subjects. The main objective of this study is to assess the performance of nurses in the prevention of STD/AIDS with adolescents in the School Health Program. This is an evaluation research with quantitative and qualitative approach, conducted from January to November 2013. The subjects in study were 78 nurses working in the School Health Program (SHP) in Fortaleza, Ceará, Brazil. For data collection, we applied the semi-structured interview and the checklist. For data organization and analysis, we used the Method of Meanings Interpretation as reference and the descriptive statistical analysis through the Excel software. The Research Ethics Committee of the Universidade Federal do Ceará, under protocol No. 209.337 of February 28, 2013, approved the study. The results show that the vast majority of the subjects in study did not satisfactorily perform the actions recommended by the Ministry of Health for the SHP and therefore did not achieve the expected results in the course of action on Education for Sexual Health, Reproductive Health, and Prevention of STD/AIDS and Viral Hepatitis. Thus, through the checklist, most people reported they did not perform nor achieve the following actions and results: continuous mobilization and sensitization meetings in the area; activities that used participatory methodologies; students training on the themes; students involvement in planning, implementation and evaluation of activities; discussions with the school community about the importance of adolescents participation; inclusion of themes in the political-educational school projects; educational and participatory activities on the themes; adherence of students and school community to the activities developed; and the provision of condoms in schools. However, it is worth mentioning that some subjects in study, through the interviews, reported that such actions happened with the proper periodicity, using appropriate strategies. Nevertheless, we identified several barriers for the non-implementation of these actions by most professionals, involving professional aspects (skills and competencies), administrative and managerial aspects (role of management levels involved in the program), and aspects of the public in question (adolescents and families). In this sense, the study obtained essential information that point to the need for urgent modifications in the program, so that the nurses’ performance collaborates effectively to the promotion of sexual and reproductive health of adolescents assisted by the SHP. Also, for these and the other actors involved fulfill the main objective of the program, which is promoting education and comprehensive care for students, thus leading to an improved quality of life and health of these subjects.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7379
Aparece en las colecciones: DENF - Dissertações defendidas na UFC

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