Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75398
Type: TCC
Title: Mapeando a dança nas escolas: conteúdo x instrumentalização
Authors: Silva, Agatha Christine
Oliveira, Paula Nayane Rodrigues de
Advisor: Campos, Marcos Antonio Almeida
Co-advisor: Magalhães, Patrick Anderson Martins
Keywords in Brazilian Portuguese : Dança;Instrumentos musicais;Escolas;Atividades físicas
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Issue Date: 2023
Citation: SILVA, Agatha Christine da; OLIVEIRA, Paula Nayane Rodrigues de. Mapeando a dança nas escolas: conteúdo x instrumentalização. 2023. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: A presente pesquisa tem como objetivo mapear a inserção da dança em três escolas de Fortaleza (rede municipal, estadual e privada), dentro ou fora das aulas de Educação Física, observando sua aplicação como conteúdo ou como instrumento. A metodologia foi estruturada como uma pesquisa de campo, com uma abordagem qualitativa de caráter analítico-descritivo. O instrumento utilizado na pesquisa foi a entrevista semiestruturada direcionada a professores de Educação Física das escolas mencionadas. Participaram da coleta seis professoras, sendo duas da rede estadual, três da rede privada e uma da rede municipal. A análise dos dados provenientes das entrevistas foi efetuada com base na análise de conteúdo. Como resultado, obteve-se que a dança está presente em alguns momentos nas aulas de Educação Física, porém na maioria dos casos é incorporada de maneira superficial, descontextualizada ou apenas de forma teórica, a prática dificilmente é explorada. Por outro lado, a dança sempre está presente nas festividades e eventos das escolas, que em alguns casos são o único contato dos alunos com esse conteúdo.
Abstract: The present research aims to map the integration of dance in three schools in Fortaleza (municipal, state, and private), whether within or outside Physical Education classes, observing its application as content or as an instrument. The methodology was structured as a field research with a qualitative analytical-descriptive approach. The instrument used in the research was a semi-structured interview directed at Physical Education teachers in the mentioned schools. Six teachers participated in the data collection, including two from the state network, three from the private network, and one from the municipal network. The analysis of data from the interviews was conducted based on content analysis. As a result, it was found that dance is present at certain moments in Physical Education classes; however, in most cases, it is incorporated in a superficial, decontextualized, or only theoretical manner, with practical application being rarely explored. On the other hand, dance is always present in school festivities and events, which in some cases are the only contact students have with this content.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75398
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/1914013451061620
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/0035698578768000
Co-advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/3119886937214448
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_tcc_acsilva.pdf392,57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.