Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7541
Título em portugués: Sistemas de remuneração e incentivos da mão-de-obra na construção civil e a implementação de novas filosofias de produção: um estudo exploratório
Autor: Alves, Thaís da Costa Lago
Barros Neto, José de Paula
Heineck, Luiz Fernando Mählmann
Azevedo, Ana Karina Silva
Palabras clave : Produção enxuta
Salários
Satisfação no trabalho
Fecha de publicación : 2007
Editorial : Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
Citación : ALVES, T. C. L. et al. Sistemas de remuneração e incentivos da mão-de-obra na construção civil e a implementação de novas filosofias de produção: um estudo exploratório. In: ENCONTRO DE GESTÃO DE PESSOAS E RELAÇÕES DE TRABALHO, 1., 2007, Natal. Anais... Natal: EnGPR, 2007. p. 01-15.
Resumen en portugués: A indústria da construção civil (IC) representa um segmento de grande importância no cenário econômico nacional. Porém, a despeito de sua relevância para a economia nacional o setor é tido como atrasado quando comparado com outros setores da indústria. A falta de constância dos times de projeto e a alta rotatividade da mão-de-obra dificultam o treinamento e a consolidação de práticas produtivas e gerenciais dentro das empresas construtoras. Nesse contexto, existe um grupo de empresas que têm implementado com sucesso novas filosofias de produção, i.e., produção enxuta (Lean Production) visando a modernização e melhoria das práticas do setor. A justificativa para o desenvolvimento desse estudo baseia-se no fato de que empresas que têm a intenção de implementar as novas filosofias de produção, em geral, enxergam apenas ferramentas e técnicas que ficam expostas nas empresas que implementam as mesmas. Porém, destaca-se a necessidade da contribuição dada pelos operários ao sucesso e manutenção das novas filosofias implementadas. Dessa forma, o presente artigo tem o objetivo de contribuir para a disseminação de práticas bem sucedidas relativas aos sistemas de remuneração e incentivos empregados por empresas construtoras para motivar seus operários a se tornarem parte ativa do processo de mudança.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7541
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Aparece en las colecciones: DECC - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2007_eve_jpbarrosneto_sistemas.pdf120,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.