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dc.contributor.advisorOliveira Junior, Antonio Wellington de-
dc.contributor.authorMiranda Júnior, Edmilson Forte-
dc.date.accessioned2014-04-03T15:39:05Z-
dc.date.available2014-04-03T15:39:05Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationMIRANDA JÚNIOR, Edmilson Forte. Sombra Projetada. 2013. 120 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7893-
dc.description.abstractProjected Shadow is the first stage of a game. It is a interactive installation whose creation – an artistic process of research and execution – proposes a vision about an institutional space as a place where power is exercised. The purpose is to expose the process logic. To reveal the game. An interactive video projection works as a meta-dispositif to talk about the dispositif according to Michel Foucault. A concept that is discussed in a dialog with the “liberating” possibilities inherent to the “universe of technical images” presented in part of Vilém Flusser’s work. In this context the artist-researcher proposes a work that, through metaphor and the artistic procedure, invests on itself. The system created to the work proposes the initial stage of a game that, supported by a set of planned rules, depends on public’s voluntary participation to happen. Sombra Projetada is the investigation on how a technical device can be used in order to promote experiences of creation and freedom.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectCartographypt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectArte interativapt_BR
dc.subjectSombraspt_BR
dc.subjectCartografia multimídiapt_BR
dc.subjectArte e tecnologiapt_BR
dc.titleSombra Projetadapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrSombra projetada é a primeira fase de um jogo. Uma instalação interativa que propõe no seu processo de criação – pesquisa/realização artística – a visão sobre um espaço institucional como lugar de exercício de poder. A finalidade é expor a lógica do processo. Revelar o jogo. Uma projeção em vídeo interativa funciona como um meta-dispositivo para falar sobre o dispositivo segundo Michel Foucault. Conceito que é discutido em diálogo com as possibilidades “libertadoras” inerentes ao “universo das imagens técnicas” apresentado em parte do trabalho de Vilém Flusser. Nesse contexto o artista-pesquisador propõe uma obra que, por meio da metáfora e do fazer artístico, investe sobre si mesma. O sistema criado para a obra propõe a etapa inicial de um jogo que, apoiado em um conjunto de regras planejadas, depende da participação voluntária do público para se efetivar. É a investigação da tentativa de uso de um aparato técnico para a promoção de experiências criativas e de liberdade.pt_BR
dc.title.enProjected Shadowpt_BR
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