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dc.contributor.authorIrffi, Guilherme Diniz-
dc.contributor.authorSoares, Ricardo Brito-
dc.contributor.authorDeSouza, Sérgio Aquino-
dc.date.accessioned2011-09-27T13:16:49Z-
dc.date.available2011-09-27T13:16:49Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationIRFFI, Guilherme; SOARES, Ricardo Brito; DeSOUZA, Sérgio Aquino. Fatores socioeconômicos, demográficos, regionais e comportamentais que influenciam no conhecimento sobre AIV / AIDS. Economia, Brasília, v.11, n.2, p.333-356, maio/ago. 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/802-
dc.description.abstractThis article aimed to describe the profile of Brazilian Society with respect to its acquired knowledge about HIV/AIDS. This way, it identified how socioeconomic, demographic, behavioral, and location factors affect the level of knowledge of people about the ways of transmission of the HIV, following the information extracted from the survey: “Sexual Behavior of the Brazilian Population and Perceptions of HIV/AIDS”. The identification of groups exposed to the lack of knowledge is an important factor to identify potential risk groups, which could be targeted in more effective prevention campaigns. Ordered Logit Models were used in the empirical analysis given that the index of knowledge provided by the survey was ordered in an asymmetric way. It was verified that the “poverting” process of AIDS could be affected by the different levels of knowledge among groups, favoring those with better education and social level. Moreover, the Northeast region presented the lowest level of knowledge, what transcribe regionally the process mentioned above. Finally, a better knowledge about AIDS is found among heterosexual women than among either heterosexual men or homosexual/bi. A possible mismatch between quality information and potential risk groups raises doubts about the effectiveness of generalized prevention campaigns. Although the media effect was statistically significant, especially through radio and TV, it was of reduced magnitude.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEconomiapt_BR
dc.subjectHIV / AIDSpt_BR
dc.subjectGrupos de riscospt_BR
dc.titleFatores Socioeconômicos, Demográficos, Fatores Socioeconômicos, Demográficos, regionais e comportamentais que influenciam no conhecimento sobre HIV / AIDSpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo procurou traçar um perfil da sociedade brasileira em idade sexualmente ativa com respeito ao conhecimento adquirido sobre HIV/AIDS. Neste sentido procurou-se identificar como fatores socioeconômicos, demográficos, comportamentais e de localização, influenciam no nível de conhecimento das pessoas sobre as formas de transmissão do HIV,a partir das informações geradas pela pesquisa: “Comportamento Sexual da População Brasileira e Percepções do HIV/AIDS”. A identificação de grupos mais expostos a falta de conhecimento é um fator importante para identificar potenciais grupos de risco que possam ser alvo de campanhas de prevenção mais eficazes. Para desenvolver a análise empírica foram utilizados Modelos Logit Ordenados, dado que a variável identificadora do nível de conhecimento desta pesquisa segue um ordenamento crescente com escalas assimétricas. A partir desta análise, verificou-se que o processo de “pauperização” da AIDS no Brasil pode ter sido influenciado por um desnível significativo no nível de conhecimento sobre HIV/AIDS, desfavorecendo aqueles com piores condições de educação e nível social. Também se verificou que a região Nordeste apresentou o menor nível de conhecimento o que conjuga em escala regional o processo acima descrito. Ainda observou-se que o conh ecimento é mais perceptível em mulheres heterossexuais do que em homens heterossexuais ou homossexuais/bi. Um possível desencontro entre informações de qualidade e grupos potenciais de risco leva ao questionamento da eficácia de campanhas de prevenção generalistas. Embora o efeito da mídia no conhecimento tenha sido estatisticamente significante, principalmente para rádio e televisão, ele foi de magnitude reduzida.pt_BR
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