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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPeloggio, Marcelo Almeida-
dc.date.accessioned2011-09-30T15:16:41Z-
dc.date.available2011-09-30T15:16:41Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationPeloggio, M. A. (2009)pt_BR
dc.identifier.issn1018051-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/840-
dc.descriptionPELOGGIO, Marcelo Almeida. O homem por trás das cores. Revista de Letras, Fortaleza, v. 1, n. 29, pt. 2, p. 69-74, 2009.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlencar, José de, 1829-1877 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura Brasileirapt_BR
dc.subjectAlencar, José de, 1829-1877 - Linguagem e línguaspt_BR
dc.titleO homem por trás das corespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo texto literário, há um sem-número de expedientes que asseguram às personagens, em maior ou menor grau, uma dimensão humana, ou melhor, sentimental. Com as de José de Alencar não haveria de ser diferente. Da técnica de se conferir às cenas a dramaticidade que o entrecho exige afl oram sentimentos os mais diversos, por exemplo: a cupidez (O guarani), a vingança (O gaúcho), o ressentimento (Ubirajara), o amor repassado de ódio (Senhora). Assim, pois, um emaranhado de paixões como que vai ligando as personagens umas às outras, em razão da proximidade ou não dos sentimentos; esses se transformam em cores vivas, apoiando a beleza plástica das situações, sem que o torneio da locução, a elegância do ritmo e a estrutura formal sejam tudo. Portanto, a linguagem alencarina nada seria se fosse apenas buril a serviço de uma “descrição pela descrição”; ela emociona pelo fato de referir-se, em pormenor, aos interesses que as personagens mostram ter pelas outras ou por aquilo que as traz à sua mente – as coisas propriamente ditas: o roteiro da caverna lendária (As minas de prata), a botina de criança (A pata da gazela), o remoinho do boqueirão assassino (O tronco do ipê), ou o retrato de Seixas (Senhora). Porque, em Alencar, a pena será igualmente destra para dar ao mundo romanesco, graças à presença viva de seus tipos, uma abrangência humana incomum e, por conseguinte, fundamentalmente histórica.(...)pt_BR
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