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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Adequação do nursing activities score aos pressupostos teóricos da teoria holística
Título em inglês: Adequacy of nursing activities score to theoretical assumptions of holistic theory
Autor(es): Leite, Illoma Rossany Lima
Feitosa, Manuella Carvalho
Silva, Grazielle Roberta Freitas da
Luz, Maria Helena Barros Araújo
Pereira, Lanara Alves
Palavras-chave: Cuidados de Enfermagem;Escalas
Data do documento: Abr-2014
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Enfermagem da UFPI
Citação: LEITE, I. R. L. et al. Adequação do nursing activities score aos pressupostos teóricos da teoria holística. Rev. Enferm., Piauí, v. 3, n. 2, p. 109-14, abr./jun. 2014.
Resumo: Objetivo: o estudo objetivou refletir sobre a adequação do nursing activities score(nas), um instrumento de mensuração da demanda de cuidados intensivos de enfermagem, à teoria holística. Metodologia: este estudo analisou, de forma descritiva e exploratória, a abrangência das atividades descritas no instrumento, a partir dos quatro princípios da conservação de levine. Resultados: os resultados mostram que o instrumento é abrangente o suficiente para pontuar cuidados correspondentes aos quatro princípios descritos por levine e que algumas atividades pertencentes ao nas são intercambiáveis a estes princípios. Conclusão: cabe aos profissionais de enfermagem incluir em sua prática a teoria de enfermagem e o instrumento que julguem mais adequada ao seu contexto de atuação, visando adoção de práticas sistematizadas que promovam uma melhoria na qualidade da assistência prestada.
Abstract: Objective: the study aimed to reflect on the adequacy of nursing activities score (nas), an instrument for measuring the demand for intensive nursing care, the holistic theory. Method: this study examined, in a descriptive and exploratory, the scope of the activities described in the instrument, from the four principles of conservation of levine. Results: the results show that the instrument is broad enough to score corresponding to four care principles described by levine and some activities belonging to nas that are interchangeable to these principles. Conclusion: it is for professional nursing practice including nursing theory and the instrument they deem most appropriate to their context of action, seeking adoption of knowledge management practices that promote a better quality of care.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8813
ISSN: 2238-7234
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