Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8875
Title in Portuguese: Intervenção educativa sobre violência com adolescentes : possibilidade para a enfermagem no contexto escolar
Title: Educational intervention on violence with adolescents : possibility for nursing in school context
Author: Brandão Neto, Waldemar
Silva, Andrea Rosane Sousa
Almeida Filho, Antonio José de
Lima, Luciane Soares de
Aquino, Jael Maria de
Monteiro, Estela Maria Leite Meirelles
Keywords: Educação em Saúde
Adolescente
Issue Date: 2014
Publisher: Escola Anna Nery
Citation: BRANDÃO NETO, W. et al. Intervenção educativa sobre violência com adolescentes : possibilidade para a enfermagem no contexto escolar. Escola Anna Nery, v. 18, n. 2, p. 159-201, 2014.
Abstract in Portuguese: Este estudo objetivou realizar uma intervenção educativa com adolescentes sobre a violência no contexto escolar, utilizando a metodologia de Círculos de Cultura. Métodos: Pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, realizada em outubro de 2011. A coleta de dados incluiu: observação participante com diário de campo, registro fotográfico e filmagem, e, como produção do grupo, teatro de fantoches. Participaram 12 adolescentes de uma escola pública do Recife-PE. Para análise, recorreu-se à triangulação de dados em diálogo com a literatura. Resultados: A problematização proporcionada pelo Círculo de Cultura permitiu aos adolescentes desvelar as diversas faces de manifestação da violência, mediante situações de agressão física e verbal entre os membros escolares, ameaças contra o professor e violência contra o patrimônio, até aquelas formas simbólicas envolvendo práticas de constrangimento. Conclusão: A intervenção de educação em saúde abriu possibilidades para inserção da(o) enfermeira(o) no cenário escolar a fim de fortalecer articulações em rede para o trabalho de prevenção à violência.
Abstract: Objective: This study aimed to perform an educational intervention with adolescents on violence in schools context, using the Culture Circles. Methods: Action-research, with qualitative approach conducted in October 2011. Data collection include: participative observation with daily field notes, photographic recording and filming and production of the puppet theater group. Participants were 12 adolescents from a public school in Recife-PE. The analysis was performed by triangulating data in dialogue with the literature. Results: Problematization provided by Circle of Culture allowed the teenagers reveal the many manifestation facets of violence through situations of physical and verbal aggression among school members, threats against teachers and violence against property, even those symbolic practices involving forms of Bullying. Conclusion: The health education intervention has opened possibilities for nurse inclusion in the school setting in order to strengthen networking for the work to prevent violence.
Abstract in Spanish: Objetivo: Realizar una intervención educativa con adolescentes sobre la violencia en la escuela, utilizando la metodología de Círculos de Cultura. Métodos: Investigación-acción, de abordaje cualitativo, realizada en octubre de 2011. La recolección de datos incluyó: observación participante con diario de campo, registro fotográfico y filmación, y como producción del grupo, teatro de títeres. Participaron 12 adolescentes de una escuela pública de Recife-PE. Para el análisis, se utilizó la triangulación de datos en diálogo con la literatura. Resultados: La problematización proporcionada por el Círculo de Cultura permitió a los adolescentes revelar las diversas formas de manifestación de la violencia, mediante situaciones de agresión física y verbal entre los miembros escolares, amenazas contra el profesor y violencia contra el patrimonio, además de prácticas de Bullying. Conclusión: La intervención de la Educación en Salud propició la inserción del enfermero en el escenario escolar para fortalecer articulaciones en red para la prevención de la violencia.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8875
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2177-9465 On-line
1414-8145 Impresso
Appears in Collections:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_art_emlmmonteiro.pdf714,73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.