Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8875
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrandão Neto, Waldemar-
dc.contributor.authorSilva, Andrea Rosane Sousa-
dc.contributor.authorAlmeida Filho, Antonio José de-
dc.contributor.authorLima, Luciane Soares de-
dc.contributor.authorAquino, Jael Maria de-
dc.contributor.authorMonteiro, Estela Maria Leite Meirelles-
dc.date.accessioned2014-08-25T16:23:27Z-
dc.date.available2014-08-25T16:23:27Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationBRANDÃO NETO, W. et al. Intervenção educativa sobre violência com adolescentes : possibilidade para a enfermagem no contexto escolar. Escola Anna Nery, v. 18, n. 2, p. 159-201, 2014.pt_BR
dc.identifier.issn2177-9465 On-line-
dc.identifier.issn1414-8145 Impresso-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8875-
dc.description.abstractObjective: This study aimed to perform an educational intervention with adolescents on violence in schools context, using the Culture Circles. Methods: Action-research, with qualitative approach conducted in October 2011. Data collection include: participative observation with daily field notes, photographic recording and filming and production of the puppet theater group. Participants were 12 adolescents from a public school in Recife-PE. The analysis was performed by triangulating data in dialogue with the literature. Results: Problematization provided by Circle of Culture allowed the teenagers reveal the many manifestation facets of violence through situations of physical and verbal aggression among school members, threats against teachers and violence against property, even those symbolic practices involving forms of Bullying. Conclusion: The health education intervention has opened possibilities for nurse inclusion in the school setting in order to strengthen networking for the work to prevent violence.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEscola Anna Nerypt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.titleIntervenção educativa sobre violência com adolescentes : possibilidade para a enfermagem no contexto escolarpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo objetivou realizar uma intervenção educativa com adolescentes sobre a violência no contexto escolar, utilizando a metodologia de Círculos de Cultura. Métodos: Pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, realizada em outubro de 2011. A coleta de dados incluiu: observação participante com diário de campo, registro fotográfico e filmagem, e, como produção do grupo, teatro de fantoches. Participaram 12 adolescentes de uma escola pública do Recife-PE. Para análise, recorreu-se à triangulação de dados em diálogo com a literatura. Resultados: A problematização proporcionada pelo Círculo de Cultura permitiu aos adolescentes desvelar as diversas faces de manifestação da violência, mediante situações de agressão física e verbal entre os membros escolares, ameaças contra o professor e violência contra o patrimônio, até aquelas formas simbólicas envolvendo práticas de constrangimento. Conclusão: A intervenção de educação em saúde abriu possibilidades para inserção da(o) enfermeira(o) no cenário escolar a fim de fortalecer articulações em rede para o trabalho de prevenção à violência.pt_BR
dc.description.abstract-esObjetivo: Realizar una intervención educativa con adolescentes sobre la violencia en la escuela, utilizando la metodología de Círculos de Cultura. Métodos: Investigación-acción, de abordaje cualitativo, realizada en octubre de 2011. La recolección de datos incluyó: observación participante con diario de campo, registro fotográfico y filmación, y como producción del grupo, teatro de títeres. Participaron 12 adolescentes de una escuela pública de Recife-PE. Para el análisis, se utilizó la triangulación de datos en diálogo con la literatura. Resultados: La problematización proporcionada por el Círculo de Cultura permitió a los adolescentes revelar las diversas formas de manifestación de la violencia, mediante situaciones de agresión física y verbal entre los miembros escolares, amenazas contra el profesor y violencia contra el patrimonio, además de prácticas de Bullying. Conclusión: La intervención de la Educación en Salud propició la inserción del enfermero en el escenario escolar para fortalecer articulaciones en red para la prevención de la violencia.pt_BR
dc.title.enEducational intervention on violence with adolescents : possibility for nursing in school contextpt_BR
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_emlmmonteiro.pdf714,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.