Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8888
Type: Artigo de Periódico
Title: Enfermagem : promoção da saúde de crianças e adolescentes com excesso de peso no contexto escolar
Title in English: Nursing : promoting the health of overweight children and adolescents in the school context
Authors: Gonzaga, Nathalia Costa
Araújo, Thelma Leite de
Cavalcante, Tahissa Frota
Lima, Francisca Elisângela Teixeira
Galvão, Marli Teresinha Gimeniz
Keywords: Cuidados de Enfermagem;Obesidade;Promoção da Saúde
Issue Date: 2014
Publisher: Revista da Escola de Enfermagem da USP
Citation: GONZAGA, N. C. et al. Enfermagem : promoção da saúde de crianças e adolescentes com excesso de peso no contexto escolar. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 48, n. 1, p. 157-165, 2014.
Abstract in Brazilian Portuguese: Estudo com o objetivo de analisar as intervenções de enfermagem relacionadas às competências de promoção da saúde de crianças e adolescentes com excesso de peso no contexto escolar, à luz do Consenso de Galway, por meio de uma revisão integrativa. Foram encontrados artigos publicados entre o ano de 1988 e junho de 2013, nas bases de dados CINAHL, SCOPUS, MEDLINE/PubMed, Cochrane, LILACS e SciELO. A partir de descritores indexados, obtiveram-se 139 publicações. Após leitura, foram selecionados 10 artigos. As competências de promoção da saúde mais evidenciadas foram: catalisar mudanças, avaliação das necessidades e avaliação do impacto. Destacaram-se as atividades de educação em saúde e as parcerias com outros profissionais de saúde e as famílias dos estudantes. Verificou-se que as competências de promoção da saúde desenvolvidas por enfermeiros podem contribuir para a adoção de hábitos saudáveis por crianças e adolescentes com excesso de peso.
Abstract: The study aimed to analyze the nursing interventions related to the competencies of health promotion of overweight children and adolescents in the school context, in light of the Galway Consensus through an integrative review. Articles published between 1988 and June, 2013 were found in the databases CINAHL, SCOPUS, MEDLINE/ PubMed, Cochrane, LILACS and SciELO. A total of 139 publications were obtained from indexed descriptors. Ten articles were selected after reading. The most evident competencies for health promotion were: catalyzing change, needs assessment and impact assessment. The highlights were activities of health education and partnerships with other health professionals and the families of students. It was found that the skills of health promotion developed by nurses can contribute to the adoption of healthy habits by overweight children and adolescents.
Abstract in Spanish: Este estudio tuvo como objetivo analizar las intervenciones de enfermería relacionadas con las competencias para la promoción de salud de los niños y adolescentes con exceso de peso, en el contexto escolar, de acuerdo con el Consenso de Galway, a través de una revisión integradora. Se encontraron artículos publicados entre 1988 y junio 2013, en las bases de datos CINAHL, SCOPUS, MEDLINE/Pub- Med, Cochrane, LILACS y SciELO. A partir de los descriptores indexados, se obtuvieron 139 publicaciones. Después de su revisión, fueron seleccionados 10 artículos. Las competencias para la promoción de salud fueron: catalizar el cambio, evaluación de necesidades y evaluación de impacto. Se destacaron las actividades de educación para la salud y la colaboración con otros profesionales de salud y con las familias de los estudiantes. Así, se constató que las competencias para la promoción de salud desarrollada por los enfermeros pueden contribuir a la adopción de hábitos saludables por los niños y adolescentes con exceso de peso.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8888
ISSN: 1980-220X
Appears in Collections:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_art_fetlima.pdf354,74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.