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dc.contributor.advisorVieira, Marcelo Dídimo Souza-
dc.contributor.authorVasconcelos, Diego Hoefel-
dc.date.accessioned2014-10-01T11:42:14Z-
dc.date.available2014-10-01T11:42:14Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Diego Hoefel. Entre retratos e paisagens: ensaio sobre rosto no cinema. 2013. 126 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9207-
dc.description.abstractThe research is divided into three parts. The first is a study of the face and its relationship with the portrait, from classical definitions and approaches between the two concepts in art history. The second part of the dissertation deals with the face in film and concatenates the analysis of a few filmic propositions with different theoretical approaches as a way to reflect on the face in silent, classic and modern films. The vectorized face of classic cinema, treated as the main space of identification with the characters, operates differently from the deep face of modern cinema, which reveals internal movements, anxieties, nauseas. Both are, in the third part of the dissertation, confronted with the contemporary face. Space in which intensities and affects emerge, the face that appears in a certain recent film production is closer to the landscape than to the portrait.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectFace in cinemapt_BR
dc.subjectFace in artpt_BR
dc.subjectFace no cinemapt_BR
dc.subjectFace na artept_BR
dc.titleEntre retratos e paisagens: ensaio sobre rosto no cinemapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA pesquisa é dividida em três partes. A primeira consiste em um estudo sobre a relação entre rosto e retrato, proposto com base em definições clássicas e aproximações entre os dois conceitos na história da arte. A segunda parte da dissertação aborda o rosto no cinema e encadeia a análise de algumas proposições fílmicas com distintas abordagens teóricas para discutir o primeiro plano nos cinemas mudo, clássico e moderno. O rosto vetorizado do cinema clássico, tratado como espaço principal de identificação com o personagem, opera de forma distinta do rosto profundo do cinema moderno, nos quais se revelam movimentos internos, angústias, náuseas. Ambos são, na terceira parte da dissertação, confrontados com o rosto contemporâneo. Espaço de intensidades e afetos, o rosto que surge em uma determinada produção cinematográfica recente aproxima-se mais da paisagem do que do retrato.pt_BR
dc.title.enBetween portraits and landscapes: essay on face in cinemapt_BR
Aparece nas coleções:PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

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