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Tipo: Artigo de Evento
Título: Incertezas hidrológicas: avaliando e ensinando
Autor(es): Campos, José Nilson Bezerra
Studart, Ticiana Marinho de Carvalho
Palavras-chave: Incertezas hidrológicas;Hidrologia - Ensino;Reservatórios
Data do documento: 2000
Instituição/Editor/Publicador: Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste
Citação: CAMPOS, J. N. B.; STUDART, T. M. C. Incertezas Hidrológicas: avaliando e ensinando. In: SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE, 5., 2000, Natal. Anais... Natal: [s.n.], 2000. p. 572-582.
Resumo: O artigo apresenta uma experiência de aprender fazendo sobre as incertezas inerentes ao processo de dimensionamento hidrológico de reservatórios superficiais. A experiência teve lugar no Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará em curso promovido pela Secretaria dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará e patrocinado pelo Banco Mundial e Ministério do Meio Ambiente no âmbito de programa PROÁGUA. O curso constou na aplicação do método de Monte Carlo para o dimensionamento hidrológico do reservatório Castanhão, no rio Jaguaribe. Foram geradas 30 séries sintéticas de vazões e cada aluno efetuou o dimensionamento do seu reservatório através de três metodologias distintas. Em um segundo momento, os estudantes foram reunidos em grupos de seis e lhes foi atribuída a tarefa de tomada de decisão com o conhecimento dos resultados das seis séries sintéticas do grupo. Os resultados do trabalho apontaram grandes variabilidades nas capacidades obtidas em função das séries estocásticas.
Abstract: The article presents an academic experience of learning doing in the subject of reservoir sizing and its inherent uncertainties. The experience had room in the Department of Hydraulics and Environmental Engineering in Federal University of Ceará. The course was promoted by Secretariat of Water Resources (SRH) and sponsored by the Ministry of the Environment of Brazil and World Bank in the context of PROÁGUA. The course consisted in the application of Monte Carlo's method for the sizing Castanhão reservoir in the Jaguaribe river. Thirty inflows synthetic series were generated for each student and they were asked to size their own reservoir. In a second moment, the students were gathered in groups of six and it was attributed to them the task of deciding about the reservoir capacity, knowing the results of the six synthetic series of the group. The paper presents the didactical methodology and the results from a group of twelve students.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9277
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