Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9425
Título: Para uma nova introdução à história
Autor(es): ZAIDAN FILHO, Michel
Palavras-chave: História
Ciência
Paixão
História humana
Data do documento: 1991
Editor: http://www.rcs.ufc.br/edicoes
Citação: ZAIDAN FILHO, M. (1991)
Resumo: Uma famosa tese historicista afirma que cada geração reescreve a História segundo as suas necessidades. Independentemente do relativismo que isso implica, não se pode negar que o trabalho do historiador serve, em primeiro lugar, à vida, à sua vida e à de seus contemporâneos. Dessa forma, é possível dizer que a pesquisa histórica e, sobretudo, o ensino da História é indissociável da construção da cidadania política e social. Aliás, a própria escrita histórica só existe como afirmação desta cidadania. Onde não há liberdade, não há História, mas a supressão da(s) memória(s) e o discurso solitário do poder. Pensado dessa maneira, o ensino da História só pode ser crítico, e a atividade do historiador um exercício do pensamento crítico, ou seja, uma atividade desmitificadora por excelência, e não apenas desmitificadora, sob pena de incorporar à formação das pessoas, novos mitos como expressão definitiva da verdade. Se a História pode ser concebida assim, a sala de aula não será menos do que um espaço para a invenção, para a criatividade, para o fomento aos talentos que brotam espontaneamente todos os dias diante do professor...
Descrição: ZAIDAN FILHO, Michel. Para uma nova introdução à história. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 22, n.1/2, 1991, p. 69-75.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9425
ISSN: 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1991_art_mzfilho.pdf800,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.