Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9614
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCardoso, Daniel Ribeiro-
dc.contributor.authorBrasil, Aléxia Carvalho-
dc.contributor.authorMarinho, Claudia Teixeira-
dc.date.accessioned2014-10-31T12:51:37Z-
dc.date.available2014-10-31T12:51:37Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationBRASIL, A. C.; MARINHO, Claudia T.; CARDOSO, D. R. Processo, representação e projeto: tópicos para uma metodologia de ensino de design fundamentada na ação e prática cotidianas. InfoDesign: Revista Brasileira de Design da Informação. São Paulo, v. 9, n. 3, p. 189-200, 2012.pt_BR
dc.identifier.issn1808-5377-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9614-
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to present the notes of a research project that is being developed in the UFC (Federal University of Ceara), about the creative processes that engender the design project. From the concepts presented by De Certeau,-logic of actions - and the research methodology offered by the Critical Genetics - dedicated to the study of the document creation process - we propose a procedural approach to design. We seek, therefore, a design methodology centered on the logic of actions, in addition to those design methodologies, then focused on the scientific logic.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Brasileira de Design da Informaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectProjetopt_BR
dc.subjectCriaçãopt_BR
dc.titleProcesso, representação e projeto: tópicos para uma metodologia de ensino de design fundamentada na ação e prática cotidianaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA proposta deste artigo é apresentar os fundamentos de um projeto de pesquisa que esta sendo desenvolvido na UFC (Universidade Federal do Ceara), sobre os processos de criação que engendram o projeto de design. A partir de conceitos oferecidos por De Certeau - lógica das ações - e da metodologia de pesquisa oferecida pela Critica Genética – voltada para o estudo dos documento de processo da criação –, propomos uma abordagem processual do design. Buscamos, portanto, uma metodologia de projeto centrada na lógica das ações; como complemento daquelas metodologias de projeto, então centradas na lógica científica.pt_BR
dc.title.enProcess, representation and design: topics for a teaching methodology based on the design and practical daily actionpt_BR
Aparece nas coleções:DAUD - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_drcardoso.pdf205,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.