Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9784
Título: A ideologia dos romeiros nordestinos na literatura de cordel
Autor(es): CARVALHO, Rejane Vasconcelos Accioly
Palavras-chave: Romeiros nordestinos
Cultura popular
Literatura de cordel
Religião
Data do documento: 1977
Editor: www.rcs.ufc.br/edicoes
Citação: CARVALHO, R. V. A. (1977)
Resumo: O conceito de ideologia que utilizamos refere-se à forma como são representadas na consciência dos homens, o conjunto das relações sociais concretas que se estabelecem entre eles. Consideramos ainda que estas relações sociais são determinadas pelas posições que os mesmos assumem no sistema de produção das condições materiais de existência e que definem portanto as dimensões de dominação-subordinação a que estão submetidos. O fenômeno ideológico se constitui assim uma "visão do mundo" através de uma janela que pode ser mais ou menos estreita, permitindo um acesso maior ou menor às contradições reais da estrutura social. As condições históricas de dominação são os fatores que condicionam a amplitude desta "janela" e portanto as possibilidades de emergência de uma "consciência crítica". Por outro lado, toda ideologia é uma tentativa de conceptualizar de forma coerente os problemas reais vividos pelos sujeitos, corresponde à tentativa de responder às tensões geradas na praxis, não sendo, portanto, uma "construção arbitrária A adesão coletiva a uma proposta ideológica não ocorre sem uma correspondência aos anseios e frustrações partilhados pelos que se movem no espaço social de dominados. O objetivo central deste trabalho é exatamente tentar captar a "lógica" de uma "forma de consciência" ainda vigente nas camadas rurais dos pobres do Nordeste e que se caracteriza pela mobilização em torno de um líder, que é percebido ou se anuncia como um Redentor, e cujos poderes e recursos evocados para a "transformação profetizada" são de ordem sobrenatural...
Descrição: CARVALHO, Rejane Vasconcelos Accioly. A ideologia dos romeiros nordestinos na literatura de cordel. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.8, n.1/2, 1977, p.107-142.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9784
ISSN: 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1977_art_rvacarvalho.pdf3,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.