Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9929
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Pastoril: um musical brasileiro
Autor(es): Pinto, Mércia
Palavras-chave: Gênero musical;Cultura popular;Catolicismo;Devoção
Data do documento: 2002
Instituição/Editor/Publicador: www.rcs.ufc.br/edicoes
Resumo: Este trabalho sumariza uma pesquisa sobre pastoril. Encenado durante o período natalino, esse gênero musical apareceu no Brasil como resultado da mútua influência de culturas que a colonização trouxe. Utopia familiar, idílio e idealização da natureza fundiam-se ao catolicismo popular e a seus votos de devoção, para construir o imaginário que permeia as festividades. No século XIX, fez mais intensamente parte da cultura popular urbana. Sua popularidade decresceu no fim do século e quase desapareceu no século XX, na fase em que era implantada a comunicação de massa. Na trajetória evidenciaram-se rupturas quando sua forma se fragmentou na prática e recombinou-se em eventos e performances. A autora destaca que as rupturas coincidiram com mudanças estruturais na sociedade brasileira. Através de planos interpretativos, aproxima o leitor dos significados de diálogos e músicas e põe em questão alguns fatos da cultura brasileira, pretendendo contribuir para desenvolver métodos de investigação de tradições populares.
Descrição: PINTO, Mércia. Pastoril: um musical brasileiro. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 33, n. 2, p. 16-36, 2002.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9929
ISSN: 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2002_art_mpinto.pdf16,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.