Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8094
Title in Portuguese: A interminabilidade e a incomunicabilidade da escrita: confluências entre Herberto Helder e Maurice Blanchot
Author: Menezes, Roberto Bezerra de
Advisor(s): Bylaardt, Cid Ottoni
Keywords: Helder,Herberto,1930- .Ou o poema contínuo - Crítica e interpretação
Blanchot,Maurice,1907-2003 - Crítica e interpretação
Imagem corporal na literatura. 4.Criação(Literária, artística, etc.)
Issue Date: 2012
Publisher: www.teses.ufc.br
Citation: MENEZES, R. B.; BYLAARDT, C. O. (2012)
Abstract in Portuguese: O tema da criação literária percorre há muito a literatura, em especial a poesia. A valorização da escritura em detrimento do Humanismo e da História, ambos detentores de um saber teleológico, permite-nos hoje percebê-la por si e numa busca de si. Em nossa contemporaneidade, a noção de unidade não permanece em sua essência primária, o que nos permite pensar na idéia de fragmentação. Tencionamos apresentar uma leitura da poética de Herberto Helder atentando para as figurações da imagem do corpo e mostrar a relação entre criação literária, origem da voz poética e corporificação/fragmentação do discurso. Dedicaremos ainda parte de nossos escritos a elaborar uma reflexão sobre a leitura de poesia e sobre a situação da linguagem poética a partir de críticos pós-estruturalistas, mas sempre pensando o texto literário de Herberto Helder. Concentrar-nos-emos em alguns poemas da edição brasileira de Ou o poema contínuo. Fundamentamo-nos em concepções teórico-filosóficas de Maurice Blanchot, nas obras L’espace littéraire, La part du feu, L’entretien infini et Le livre à venir, por exemplo, e ainda levamos em conta leituras de Roland Barthes, Gilles Deleuze, Giorgio Agamben, Antoine Compagnon, Jacques Rancière e Leyla Perrone-Moisés.
Description: MENEZES, Roberto Bezerra de. A interminabilidade e a incomunicabilidade da escrita: confluências entre Herberto Helder e Maurice Blanchot. 2012. 98f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8094
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_dis_rbmenezes.pdf802,82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.