Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14289| Type: | Artigo de Periódico |
| Title: | Repensando a didática do ensino superior |
| Authors: | Leitinho, Meirecele Calíope |
| Keywords: | Didática do ensino superior;Currículo;Análise da disciplina |
| Issue Date: | 1989 |
| Publisher: | Revista Educação em Debate |
| Citation: | LEITINHO, Meirecele Calíope. Repensando a didática do ensino superior. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 12, n 17 e 18, p. 227-230, 1989. |
| Abstract in Brazilian Portuguese: | Do processo de reflexão ocorrido sobre a nossa prática político-pedagógica na Universidade, resultaram mudanças significativas na Programação e execução da disciplina Didática do Ensino Superior integrada ao Currículo dos Cursos de Especialização e Mestrado das I.E.S. do Estado do Ceará e eventualmente ministrado sob nossa responsabilidade. O repensar dessa prática partiu da "Dúvida Filosófica" definida por Gadotti, 1980 como: "Uma atitude, uma maneira de empunhar, afrontar o conjunto de problemas e das tarefas educacionais. Ela aponta um caminho. Somente assim poder-se-á construir progressivamente uma filosofia de educação que preste contas deste trabalho e deste esforço". A dúvida filosófica nos levou portanto, a uma análise da disciplina, a partir de uma compreensão atual da educação como fenômeno histórico/social, determinado e determinante de condicionamentos estruturais, vinculada ao Projeto Político/Pedagógico da classe trabalhadora. Uma opção por uma concepção crítico/ dialética da educação, instrumento de libertação do homem e transformação da Sociedade... |
| URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14289 |
| ISSN: | 0102-1117 (impresso) |
| Access Rights: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 1989_art_mcleitinho.pdf | 3,11 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.