Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26821
Tipo: TCC
Título: E-commerce como meio de empreendedorismo: comercialização de moda alternativa
Autor(es): Freitas, Keiliana Maranhão Guedes de
Orientador: Araújo, Carlos Manta Pinto de
Palavras-chave: Comércio eletrônico;Empreendedorismo;Hippies - Arte;Artesanato
Data do documento: 2015
Citação: FREITAS, Keiliana Maranhão Guedes de. E-commerce como meio de empreendedorismo: comercialização de moda alternativa. 2015. 56 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2015.
Resumo: Este trabalho procura levantar as principais questões que vinculem o empreendedorismo ao comércio eletrônico, ou seja, como o comércio eletrônico pode ajudar a desenvolver a prática do empreendedorismo de forma inovadora e com menores custos. Em primeiro lugar trata de situar o leitor nos conceitos teóricos dos temas, mostrando a história e evolução do empreendedorismo no mundo e no Brasil especificamente, bem como a história e evolução da internet e por fim do ecommerce. Mostra as disparidades entre os vários tipos de e-commerce e como esses se confundem, mas se completam. Mostra, a partir de dados estatísticos, como o e-commerce se desenvolve de forma crescente no país, e no estado do Ceará, principalmente. O comércio eletrônico vem se desenvolvendo significativamente nos últimos anos no país, toda empresa hoje faz uso de um site ou página em alguma rede social para não apenas divulgar seu produto, mas para vendê-lo e se a empresa ainda não faz uso dessa ferramenta, fica alguns passos atrás na luta por reconhecimento dos clientes e consolidação no mercado. Por fim é apresentado o caso da microempresa Arte Hippie, que a partir de um hobby começou a comercializar seu artesanato através do uso da internet vendendo seu produto para todo o Brasil, além de divulgar seu trabalho. A empresa ainda está em crescimento tanto físico quanto teórico, uma vez que a proprietária ainda esta implantando na empresa os vários conceitos que tem conhecimento, assim como os que alcançou a partir da realização deste trabalho.
Abstract: This paper seeks to identify the main issues that link entrepreneurship to ecommerce, that is, as e-commerce can help develop the practice of entrepreneurship in innovative ways and with lower costs. First comes to situate the reader in theoretical concepts of the issues, showing the history and evolution of entrepreneurship in the world and specifically in Brazil, as well as the history and evolution of the Internet and finally the e-commerce. It shows the differences between the various types of e-commerce and how these are confused, but complement each other. Shows, from statistical data, such as e-commerce grows increasingly in the country and in the state of Ceará, mainly. Electronic commerce has developed significantly in recent years in the country, every company today makes use of a site or page on a social network to not only present your product, but to sell it and the company still does not make use of this tool, It is a few steps behind in the fight for recognition of customers and consolidation in the market. Finally we present the case of company Art Hippie, which makes use of the internet to present your product and sell it to Brazil. The company is still in both physical and theoretical growth, since the owner is still deploying the company the various concepts that have knowledge, as well as those achieved from this work.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26821
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_kmgfreitas.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.