Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43688| Type: | Capítulo de Livro |
| Title: | Prefácio |
| Authors: | Fialho, Lia Machado Fiuza |
| Keywords: | Educação;Violência;Discriminação no Ensino;Práticas Educativas |
| Issue Date: | 2014 |
| Publisher: | Edições UFC |
| Citation: | FIALHO, Lia Machado Fiuza. Prefácio. In: VASCONCELOS, José Gerardo; FIALHO, Lia Machado Fiuza; FLORENCIO, Lourdes Rafaella Santos (orgs.). Práticas educativas, exclusão e resistência. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 13-17. |
| Abstract in Brazilian Portuguese: | Este livro foi perspectivado para compor uma coletânea de pesquisas acadêmicas sobre "Práticas educativas, exclusão e resistência", idealizada pelo Núcleo de História e Memória da Educação (NHIME), vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC), que objetivou divulgar estudos científicos que possuíam a congruência de investigar, em uma perspectiva histórica e multidisciplinar, questões imbricadas com violência, discriminação, educação e o sistema sociopolítico relacionado às nuances que suscitam essas temáticas. Os organizadores da obra copilaram oito capítulos, previamente selecionados, que trazem à baila reflexões acerca de práticas educativas e movimentos de resistência à exclusão social. Com cerne de problematizar as privações/punições vivenciadas por algumas minorias sociais, o intuito não foi oferecer respostas aos problemas suscitados, mas fazer emergir a inquietação motivadora da pesquisa, para que novos estudos e debates possam ser desenvolvidos proporcionando visibilidade à temáticas pertinentes que não se encontram no centro das discussões políticas atuais. [...] |
| URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43688 |
| ISBN: | 978-85-7282-601-3 |
| Appears in Collections: | PPGEB - Capítulos de livro |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2014_capliv_lmffialho.pdf | 2,67 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.