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dc.contributor.authorLima, Tereza Cristina Batista de-
dc.date.accessioned2019-10-10T14:56:04Z-
dc.date.available2019-10-10T14:56:04Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationLIMA, Tereza Cristina Batista de. Novas tecnologias: a sociedade do conhecimento e as novas formas de pensar a educação. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 487-498pt_BR
dc.identifier.isbn85 7282 188 0-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46673-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora UFCpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectExpansão da plataforma de informaçãopt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.titleNovas tecnologias: a sociedade do conhecimento e as novas formas de pensar a educaçãopt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrA transformação da sociedade que o nosso tempo exi­ge revela-se inseparável da auto-superação da razão. (Castoriadis, citado por Morin em Ciência com Consciência). As transformações que vêm ocorrendo no âmbito das atividades sociais suscitam uma série de transformações nos sistemas educacionais. Nesse contexto, a expansão da plata­forma de informação, outrora escassa e de difícil acesso, nos remete ao desafio de selecionar essa informação, interpretá­-la,classificá-la e usá-la na geração de conhecimento. O conhecimento coloca-se, portanto, como o eixo para o qual devem convergir nossas atenções. Mas o que é conhecimento? Quais as condições necessárias para gerá-lo? Sartre, parafraseado por Haguette (1995) postula que somos condenados a conhecer, não podemos escapar à nossa maneira de ser. A sede de conhecer nos leva,dessa forma, a pensar sobre nós mesmos, a natureza que nos cerca e a nossa relação com ela. Segundo Habermas, citado por Haguette (1995}, três interesses fundamentais sintetizam as razões que levam o homem a pensar: Interesse tecnológico- ligado à sobrevivência do ho­mem e ao atendimento de suas necessidades imediatas seja no que se refere ao trabalho ou à vida individual; Interesse comunicativo -liga-se à necessidade huma­na de se comunicar com os outros. A comunicação leva o homem a querer conhecer a si mesmo e aos outros; Interesse emancipatório- refere-se à utopia,à busca de uma tecnologia e uma comunicação verdadeiramente humana,na escolha de valores. Os filósofos postulam que a filosofia proporciona esse conhecimento emancipatório,que leva à aprendizagem das verdadei­ras idéias (HABERMAS apud HAGUETTE, 1995).pt_BR
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