Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47138
Tipo: TCC
Título: Qualidade da água em ambientes de cultivo do pirarucu Arapaima gigas (Schinz, 1822) no Centro de Pesquisa em Aquicultura do DNOCS em Pentecoste-CE
Autor(es): Maciel, Nathalie Dias
Orientador: Oliveira, Elenise Gonçalves de
Palavras-chave: Criação de peixes;Parâmetros limnológicos;Peixe amazônico
Data do documento: 2010
Citação: MACIEL, Nathalie Dias. Qualidade da água em ambientes de cultivo do pirarucu Arapaima gigas (Schinz, 1822) no Centro de Pesquisa em Aquicultura do DNOCS em Pentecoste-CE. 2010. 30f.TCC (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
Resumo: O pirarucu, Arapaima gigas, Schinz, 1822, foi introduzido em açudes do Nordeste na década de 40 e re-introduzido em 2004 pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). A re-introdução do pirarucu pelo Centro de Pesquisa em Aqiiicultura do DNOCS em Pentecoste teve como base a realização de estudos que viabilizassem sua exploração racional. Os peixes foram trazidos do Projeto Pacu em Campo Grande-MS e estocados em tanques e viveiros. Nesses ambientes a água vem sendo monitorada, mas sem muita regularidade, de forma que é importante conhecer a qualidade da água desses ambientes de cultivo e, assim gerar informações que possam subsidiar a sua exploração em condições de cativeiro. No presente trabalho parâmetros fisico-quimicosforam analisados semanalmente as 06h00min e as 13h00min, no período compreendido entre os dias 15/02/2008 a 11/07/2008, com a sonda multi-paramétrica YSI 650 MDS, modelo 6600. Os parâmetros analisados foram: turbidez (NTU), temperatura (°C), oxigênio dissolvido (mg L-1 e % de saturação), pH (unidade padrão), condutividade elétrica da água (p.Scm-1), sólidos totais dissolvidos (NTU) (gL-1), salinidade (%0), cloretos (mg L-1), clorofila-a (It L4), pressão da Agua (atm) e potencial de óxido redução ORP (mV); em dois viveiros de 5.000 m2com cultivo de reprodutores de pirarucu e dois tanques de 600m2, com cultivo de juvenis, situados na Unidade de Piscicultura Intensiva Antônio C. Sobrinho (Campus II) parte das instalações do DNOCS em PentecosteCE. Conforme dados foi observado que a Agua dos viveiros e tanques apresentaram padrão limnológico idêntico e dentro do observado em cultivos de pirarucus e de outras espécies de peixes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47138
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_tcc_ndmaciel.pdf13,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.