Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50107
Type: TCC
Title: A economia compartilhada como uma alternativa para o desenvolvimento de novos negócios: um estudo sobre as marcas em uma loja colaborativa na cidade de Fortaleza
Authors: Silva, Francisco Fernando Gonçalves da
Advisor: Machado, Diego de Queiroz
Keywords: Economia compartilhada;Novos negócios;Lojas colaborativas
Issue Date: 2019
Citation: SILVA, Francisco Fernando Gonçalves da. A economia compartilhada como uma alternativa para o desenvolvimento de novos negócios: um estudo sobre as marcas em uma loja colaborativa na cidade de Fortaleza. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2019.
Abstract in Brazilian Portuguese: A economia compartilhada passa por um processo de expansão no Brasil, novos empreendimentos estão aderindo os ideais de colaboração, o que permite incentivar a criação de novos negócios que aliados ao espírito de partilha, buscam alternativas de criar o próprio negócio e impulsionar o mercado autoral. As lojas colaborativas são um exemplo desse inovador formato de negócio, atraindo marcas as quais são inspiradas pelo sentimento de coletividade para compor o quadro de produtos ofertados. Em sua metodologia, o presente trabalho utilizou uma abordagem qualitativa pois buscou o aprofundamento da compreensão dos tema s analisados através de uma perspectiva atribuída a um método dedutivo o qual contribuiu para o refinamento dos dados Foram aplicados 12 (doze) questionários, 8 (oito) em formato virtual e 2 (dois) aplicados pessoalmente. As respostas coletadas permitiram a identificação das características mais latentes da economia compartilhada nas marcas parceiras da loja colaborativa, tornando possível analisar e identificar a atuação dessas características como fatores norteadores para o início e o desenvolvimento de uma marca pertencente a um mercado compartilhado além da percepção da integração de três aspectos determinantes para as marcas expostas em uma loja colaborativas, os fatores econômicos e sociais, a sustentabilidade e por fim, a tecnologia que serve como uma base para a atuação dos aspectos citados anteriormente.
Abstract: The shared economy is undergoing a process of expansion in Brazil, new ventures are adhering to the ideals of collaboration, which all ows the creation of new businesses that, allied to the spirit of sharing, seek alternatives to create their own business and boost the copyright market. Collaborative stores are an example of this innovative business format, attracting brands that are insp ired by the sense of collectivity to compose the range of products offered. In its methodology, the present work used a qualitative approach as it sought to deepen the comprehension of the analyzed themes through a perspective attributed to a deductive method which contribute d to the refinement of the data. T welve (12) questionnaires were applied, 8 (eight) in virtual format and 2 (two) applied personally. The answers collected allowed the identification of the most latent characteristics of the shared e conomy in the collaborative store partner brands, making it possible to analyze and identify the performance of these characteristics as guiding factors for the start and development of a brand belonging to a shared market, besides the perception of integr ation of three determining aspects for the brands exhibited in a collaborative store, the economic and social factors, sustainability and finally, the technology that serves as a basis for the performance of the aspects mentioned above.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50107
Appears in Collections:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_tcc_ffgsilva.pdf846,07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.