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dc.contributor.authorSouza, Francisco Elton Martins de-
dc.contributor.authorSerafim, Monica de Souza-
dc.date.accessioned2020-12-31T17:15:17Z-
dc.date.available2020-12-31T17:15:17Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSOUZA, Francisco Elton Martins de; SERAFIM, Monica de Souza. Abordagens de ensino de gramática em exercícios morfológicos e morfossintáticos de gramáticas didáticas da língua portuguesa para os anos finais do ensino fundamental e para o ensino médio. Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 4, p. 2243, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55890-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino de gramáticapt_BR
dc.subjectMorfologiapt_BR
dc.subjectMorfossintaxept_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.titleAbordagens de ensino de gramática em exercícios morfológicos e morfossintáticos de gramáticas didáticas da língua portuguesa para os anos finais do ensino fundamental e para o ensino médiopt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo principal desta pesquisa foi investigar as abordagens de ensino de gramática em exercícios morfológicos e morfossintáticos de gramáticas didáticas da Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. Com o fito de situar nosso trabalho no vasto campo da Linguística Aplicada, levamos em conta as considerações presentes em Celani (2000), Almeida Filho (2011) e Lopes (2011). Traçamos um quadro histórico sobre o surgimento do material didático no mundo e no Brasil, bem como um panorama histórico dos estudos gramaticais. No que concerne às abordagens de ensino de gramática, pautamo-nos no trabalho basilar de Halliday, McIntosh e Strevens (1974), que possui, no Brasil, inúmeros seguidores, como Possenti (1996), Neves (2002, 2010, 2012, 2013), Antunes (2003 e 2007), Jurado & Rojo (2006), Travaglia (2009, 2011 e 2013), Martelotta (2010). Também delineamos o postulado que diz respeito à prática de análise linguística, com base em autores como Geraldi (1997), Franchi (2006) e Bezerra e Reinaldo (2013). Nossa pesquisa foi qualitativo-explicativa e os dados nos permitiram perceber que as abordagens de ensino de gramática seguem tendências que se repetem nos mais diversos materiais didáticos, bem como nos vários capítulos de um mesmo manual didático. A pesquisa permitiu concluir que as abordagens – descritiva, prescritiva e produtiva – não são inerentes ao ensino da gramática no Ensino Fundamental ou no Ensino Médio, havendo autores que se voltam para todas as abordagens, ou uma delas, independentemente do ano/nível do material didático. A pesquisa revelou, ainda, que cada autor apresenta a predominância de, pelo menos, uma abordagem ou um equilíbrio entre as três abordagens, e que tal predominância/equilíbrio muda de autor para autor. Nossa tese é a de que o recomendável é o equilíbrio entre as abordagens de ensino de gramática, já que cada um dos tipos de ensino contribui, à sua maneira, com o processo de ensino-aprendizagem de língua materna.pt_BR
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