Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79309
Tipo: | Dissertação |
Título: | Literatura negro-brasileira contemporânea: uma proposta pedagógica com círculos de leitura literária |
Autor(es): | Urbano, Fransuilza Almeida |
Orientador: | Zavam, Aurea |
Palavras-chave em português: | Literatura negro-brasileira;Círculos de leitura;Contemporaneidade |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | URBANO, Fransuilza Almeida. Literatura negro-brasileira contemporânea: uma proposta pedagógica com círculos de leitura literária. 2024. 209 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | A literatura traz em si um arcabouço humano tão amplo como as formas de narrar e criar o próprio texto literário, por isso sua relevância durante toda a formação acadêmica do estudante, em especial, na Educação Básica, período em que o leitor está em processo formativo. O presente trabalho visa ser um contributo teórico e pedagógico para Literatura negro-brasileira, visto que o currículo escolar e material pedagógico destinados aos alunos da Educação Básica ainda tem pouca representatividade de escritores negros e escritoras negras, mesmo após vinte anos de vigência da Lei nº 10.639/03. O intuito da pesquisa é a partir da reflexão e debates promovidos pela leitura literária de escritos da negritude brasileira promover a autoestima, sentimento de pertença e identidade negra dos estudantes assim como colaborar para o letramento racial e uma educação antirracista de todos estudantes inseridos no processo de aprendizagem. Esta pesquisa tem como o aporte teórico a relevância da universalidade da obra literária para o desenvolvimento do educando em sua totalidade. Assim, o trabalho é respaldado a partir das teorias de Candido (1988), Petit (2010), Dalvi (2018), Rouxel (2013), Zilberman (2012), Cosson (2020). Para o embasamento da literatura negro-brasileira e educação étnicoracial, destacamos os pressupostos teóricos de Cuti (2010), Diogo (2020), Dalcasgnè (2019), Duarte (2014), Gomes (2012), entre outros, que contribuíram para reflexão e discussão para ampliar o espaço da literatura negro-brasileira na educação básica como forma de incorporar a cultura, a história e literatura negra como espaço igualitário na formação do País. Como metodologia utilizamos a sequência básica do Círculo de Leitura, de Cosson (2020). Acreditamos que a presente pesquisa e o protótipo didático proposto possam oportunizar leitura literária antirracista e identitária para que todos os estudantes possam ser sentir representados no espaço escolar, bem como valorizar a diferença nas formas de ser, agir e pensar. |
Abstract: | Literature brings with it a human framework as broad as the ways of narrating and creating the literary text itself, hence its relevance throughout the student's academic training, especially in Basic Education, a period in which the reader is in the formative process. The present work aims to be a theoretical and pedagogical contribution to Black Brazilian Literature, since there is still little representation of black writers in school curriculum and teaching materials in Basic Education, even after twenty years of the approved law no. 10,639/03. The purpose of the research is based on reflection and debates promoted by the literary reading of writings of Brazilian blackness, promote self-esteem, a sense of belonging and black identity of Afro-Brazilian students, as well as contributing to racial literacy and anti-racist education for all students involved in the learning process. This research has as theoretical contribution the relevance of the universality of literary work for the development of the student as a whole, the paper is supported by the theories of Candido (1988), Petit (2010), Dalvi (2018), Rouxel (2013), Zilberman (2012), Cosson (2020). To support black-Brazilian literature and ethnic-racial education, we highlight the theoretical assumptions of Cuti (2010), Diogo (2020), Dalcasgnè (2019), Duarte (2014), Gomes (2012), among others, who contributed in reflecting and discussing to expand the space of blackBrazilian literature in basic education as a way of incorporating black culture, history and literature into an egalitarian space in the formation of the country. As a methodology we will use the basic sequence of the Reading Circle, by Cosson (2021). We believe that this research and didactic prototype can provide opportunities for anti-racist and identity-based literary reading so that all students can feel represented in the school space, as well as value the difference in the ways of being, acting and thinking. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79309 |
ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0003-1645-3330 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/9339069550299151 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_faurbano.pdf | 112,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.