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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação de bibliotecas digitais: uma pesquisa bibliográfica exploratória
Autor(es): Lima, Beatriz da Cruz
Orientador: Silva, Andréa Soares Rocha da
Palavras-chave em português: Bibliotecas digitais;Avaliação;Critérios de avaliação
Palavras-chave em inglês: Digital libraries;Evaluation;Evaluation criteria
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Data do documento: 2024
Citação: LIMA, Beatriz da Cruz. Avaliação de bibliotecas digitais: uma pesquisa bibliográfica exploratória. 2024. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: As bibliotecas como fruto da atividade humana passam por constantes transformações e adaptam-se para atender as demandas sociais e as possibilidades técnicas e tecnológicas de cada época. No bojo dos ambientes informacionais digitais, as bibliotecas digitais constituem-se como importante ferramenta de comunicação, possui acesso remoto, permite uso simultâneo do mesmo documento e disponibilidade 24h por dia para citar apenas algumas de suas vantagens. Diante disso, as instituições de ensino têm investido cada vez mais nessas bibliotecas, assim, questões relativas à avaliação desse ambiente informacional digital torna-se indispensável para a prestação de contas à sociedade dos serviços de educação que são oferecidos. Constatando-se que os critérios para avaliação destas bibliotecas não estão claros na literatura, propôs-se o seguinte objetivo geral: explicitar os critérios para a avaliação de bibliotecas digitais adotadas na Ciência da Informação. Estabeleceu-se os seguintes objetivos específicos: a) apresentar evolução, histórico, características e objetivos das bibliotecas digitais; b) analisar a literatura sobre avaliação de bibliotecas digitais e apresentar seus métodos, modelos, aspectos e teorias; c) organizar os conhecimentos adquiridos e sintetizar os critérios de avaliação de bibliotecas digitais levantados com a pesquisa, a partir de pesquisa bibliográfica realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Quanto aos objetivos a pesquisa caracteriza-se como exploratória, de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, para levantamento dos dados recorreu-se à pesquisa bibliográfica e para análise dos dados adotou-se a análise de conteúdo de Bardin (2016), processo que resultou na definição de quatro categorias de análise: recursos do sistema, usabilidade e interatividade, acessibilidade e tecnologia educacional. Conclui-se que para a avaliação de bibliotecas digitais utilizam-se tanto critérios clássicos, como desenvolvimento de coleções, aspectos legais, padrões e interoperabilidade, administração e organização, quanto aspectos relativos à inserção das bibliotecas no meio digital, como usabilidade, acessibilidade, navegabilidade, interação humano-computador, letramento digital. Constatou-se que, normalmente, esses critérios advém de padrões já consolidados, além disso, o que determina quais critérios serão adotados está no foco da avaliação determinado pelo pesquisador.
Abstract: Libraries, as a product of human activity, undergo constant transformations and adapt to meet the social demands and technical and technological possibilities of each era. Within the realm of digital information environments, digital libraries serve as an important communication tool, providing remote access, allowing simultaneous use of the same document, and being available 24 hours a day, to name just a few of their advantages. In light of this, educational institutions have increasingly invested in these libraries; thus, issues related to the evaluation of this digital information environment become essential for accountability to society regarding the educational services provided. It has been found that the criteria for evaluating these libraries are not clearly defined in the literature, leading to the proposed general objective: to clarify the criteria for evaluating digital libraries adopted in Information Science and related fields. The following specific objectives were established: a) to present the evolution, history, characteristics, and objectives of digital libraries; b) to analyze the literature on the evaluation of digital libraries and present their methods, models, aspects, and theories; c) to organize the acquired knowledge and synthesize the evaluation criteria for digital libraries identified through research conducted in the Brazilian Digital Theses and Dissertations Library (BDTD). Regarding the objectives, the research is characterized as exploratory, applied in nature, with a qualitative approach. For data collection, bibliographic research was used, and for data analysis, Bardin's (2016) content analysis was adopted, resulting in the definition of four analysis categories: system resources, usability and interactivity, accessibility, and educational technology. It is concluded that both classic criteria, such as collection development, legal aspects, standards and interoperability, administration, and organization, as well as aspects relating to the integration of libraries into the digital environment, such as usability, accessibility, navigability, human-computer interaction, and digital literacy, are used for evaluating digital libraries. Typically, these criteria stem from established standards. Furthermore, the determination of which criteria to adopt depends on the focus of the evaluation as determined by the researcher.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79329
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0000-0002-5804-8504
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/6384995389916206
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0001-5584-7071
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/1759902798115392
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGCI - Dissertações defendidas na UFC

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