Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79455
Tipo: Dissertação
Título: Determinação da cinética de cristalização em pó fluxante livre de flúor através da dsc em condições isotérmicas
Autor(es): Lauriston, Roberto Jorge Bezerra
Orientador: Klug, Jeferson Leandro
Palavras-chave em português: Lingotamento contínuo;pó fluxante;Cristalização
Palavras-chave em inglês: Continuous casting;Flux powder;Crystallization
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Data do documento: 2024
Citação: LAURISTON, Roberto Jorge Bezerra. Determinação da cinética de cristalização em pó fluxante livre de flúor através da dsc em condições isotérmicas. 2024. 83 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: No lingotamento contínuo do aço, a escolha do pó fluxante é decisiva para a lubrificação e controle de transferência de calor no molde. Defeitos como trincas longitudinais e breakouts (ruptura da casca sólida do aço em formação) ocorrem devido ao elevado ou insuficiente fluxo de calor existente entre o molde e o aço fundido. O uso do fluoreto de cálcio (CaF2) na produção de pós fluxantes apresenta vantagens relacionadas a um processo estável de lingotamento contínuo e à produção de aços isentos de defeitos. Emissões gasosas de flúor (proveniente do fluoreto de cálcio) poluem o ar do ambiente e representam um risco potencial para a saúde e segurança dos operadores da fábrica. Em contato com a água de resfriamento, geram ácido fluorídrico (HF) provocando problema para armazenamento e utilização de resíduos sólidos. Em máquinas de lingotamento contínuo, o flúor pode se acumular na água de resfriamento secundário, levando a uma redução do valor de pH. Em tal meio, os componentes da planta e do equipamento são suscetíveis ao desgaste. O ácido fluorídrico, que é gerado durante o processo de vazamento contínuo do pó do molde, aumenta drasticamente a taxa de corrosão, especialmente na parte inferior, onde há uma alta quantidade de água que acelera o processo de corrosão trazendo prejuízo econômico significativo no equipamento. Com isso, cada vez mais, as usinas siderúrgicas vêm sendo forçadas a minimizar a emissão de poluentes como o flúor. Nesse trabalho, foi realizado o estudo cinético de cristalização de uma amostra de pó fluxante, produzida em laboratório livre de flúor, que foi chamada de pó fluxante A. A análise térmica por calorimetria exploratória diferencial (DSC), que mede o fluxo de calor em função do tempo a uma temperatura constante, permite analisar a cinética de cristalização do pó fluxante no molde durante o processo de lingotamento contínuo. O processo de cristalização libera calor, formando um pico exotérmico na curva térmica da DSC. A taxa de liberação de calor é proporcional à taxa de cristalização, possibilitando obter o grau relativo de cristalinidade pela relação entre a área parcial e a área total do pico exotérmico de cristalização. Os parâmetros cinéticos calculados para pó fluxante A foram comparados com os de pós fluxantes contendo flúor disponíveis na literatura. Os valores encontrados indicam que o pó fluxante A é propício a substituir pós fluxantes com flúor.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria no 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79455
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0009-0004-3075-7087
Currículo Lattes do(s) Autor(es): https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=8F0D2D736D78BF66138889C14D470C2E#
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEMM - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_rjblauriston.docxTrabalho corrigido em 18-01-20258,83 MBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.