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Tipo: Dissertação
Título: Formação Docente Digital (FDD) e o uso do chromebook: uma pesquisa-ação em uma escola pública do município de Fortaleza-CE
Autor(es): Azevedo, Igor Márcio do Nascimento
Orientador: Torres, Antonia Lis de Maria Martins
Palavras-chave em português: Formação continuada de professores;Inclusão digital;Chromebook
Palavras-chave em inglês: Continuing teacher education;Digital inclusion;Chromebook
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Data do documento: 2025
Citação: AZEVEDO, Igor Márcio do Nascimento. Formação Docente Digital (FDD) e o uso do chromebook: uma pesquisa-ação em uma escola pública do município de Fortaleza-CE. 2025. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: A formação continuada de professores é uma temática muito importante dentro do fazer e ser docente, principalmente por garantir que no decorrer do seu percurso formativo os docentes possam se aperfeiçoar com novos conhecimentos e práticas que a sociedade demanda. Retornando ao contexto pandêmico na cidade de Fortaleza, pode-se observar que mesmo os professores que tinham acesso às tecnologias digitais tiveram bastante dificuldade em desenvolver competências digitais que os preparasse aos usos das mesmas em sua prática pedagógica. Nesse sentido, essa dissertação objetivou investigar de que maneira a formação docente digital (FDD) contribuiu para prática pedagógica e os usos de tecnologias digitais por professores de uma escola pública municipal contemplada com a sala de inovação Google. A pesquisa se propõe a ter uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada. Considera-se descritiva e no que diz respeito aos procedimentos e instrumentos de coleta de dados, um estudo de caso e pesquisa ação. Realizando-se por meio de revisão de literatura, pesquisa de campo com Formação Interdisciplinar Colaborativa (FIC) com discentes de diversos cursos da Universidade Federal do Ceará para que os mesmos possam contribuir na FDD em uma escola da rede pública municipal de Fortaleza-CE. Os sujeitos da pesquisa foram quatorze professores de uma escola municipal de Fortaleza, no período de agosto de 2024 a dezembro de 2024. Os instrumentos de coleta de dados foram diário de campo, questionários, além da observação participante. Na primeira etapa da pesquisa realizamos uma formação interdisciplinar chamada FIC, no intuito de contribuir no desenvolvimento de competências digitais e acadêmicas a diversos bolsistas de cursos de graduação, os quais posteriormente fariam parte da segunda parte da pesquisa, a FDD, ajudando no desenvolvimento da inclusão digital de docentes de uma escola pública do município de Fortaleza-CE. Os resultados apontam a necessidade de uma formação continuada voltada ao uso da tecnologia digital na prática docente, visto que muitos professores afirmaram que não participaram de nenhuma formação que os auxiliassem no desenvolvimento de competências digitais em relação ao manejo básico da ferramenta computacional Chromebook; o fator tempo e o material estruturado foi apontado como determinante na apreensão dos processos da cultura digital; insegurança no manuseio das tecnologias, especialmente, docentes imigrantes digitais. A análise dos dados obtidos nos permitiu afirmar que houve uma contribuição positiva em relação à melhoria do uso do Chromebook e inclusão digital de forma mais prática no decorrer da FDD. Além disso, evidenciamos aspectos como: formação in lócus, utilização da sala de inovação para uso de formação continuada docente, visto que geralmente pensa-se em uso para o aprendizado discentes. pois professores afirmaram que passaram a utilizar essa ferramenta de uma forma mais segura e direcionada em seu fazer pedagógico, gerando inclusive uma maior otimização de tempo e organização nas atividades pedagógicas.
Abstract: Continuing education of teachers is a very important theme within the act of teaching and being a teacher, mainly because it ensures that, throughout their training, teachers can improve themselves with new knowledge and practices that society demands. Returning to the pandemic context in the city of Fortaleza, it can be observed that even teachers who had access to digital technologies had great difficulty developing digital skills that would prepare them to use them in their pedagogical practice. In this sense, this dissertation aimed to investigate how continuing digital education (FDD) contributed to pedagogical practice and the uses of digital technologies by teachers at a municipal public school integrated with the Google innovation room. The research proposes to have a qualitative approach, of an applied nature. It is considered descriptive and with regard to data collection procedures and instruments, a case study and action research. Being made through literature review, a field research with Collaborative Interdisciplinary Training (FIC) with students from different courses at the Federal University of Ceará so that they can contribute to FDD in a school in the municipal public network of Fortaleza-CE. The research subjects were fourteen teachers from a municipal school in Fortaleza, from August 2024 to December 2024. The data collection instruments were field diaries, questionnaires, in addition to participant observation. In the first stage of the research, we carried out interdisciplinary training called FIC, with the aim of contributing to the development of digital and academic skills for several undergraduate scholarship students, who would later be part of the second part of the research, the FDD, helping to develop the digital inclusion of teachers at a public school in the city of Fortaleza-CE. The results point to the need for continued training focused on the use of digital technology in teaching practice, as many teachers stated that they did not participate in any training that would help them develop digital skills in relation to the basic handling of the Chromebook computing tool; the time factor and structured material were identified as determining factors in understanding the processes of digital culture; insecurity in handling technologies, especially digital immigrant teachers. The analysis of the data obtained allowed us to affirm that there was a positive contribution in relation to improving the use of the Chromebook and digital inclusion in a more practical way during the FDD. Furthermore, we highlight aspects such as: on-site training, use of the innovation room for continued teacher training, as this is generally thought to be used for student learning, as teachers stated that they began to use this tool in a safer and more targeted way in their pedagogical work, even generating greater optimization of time and organization in pedagogical activities.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80060
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/8534981955883314
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/0290068964313599
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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