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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80212
Tipo: | Dissertação |
Título: | A linguagem espontânea em gêneros textuais formais escritos por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental: uma análise sociolinguística |
Título em inglês: | Spontaneous language in formal textual genres written by 9th Grade Elementary School Students: a sociolinguistic analysis |
Autor(es): | Romcy, Jackeline Sá |
Orientador: | Alencar, Maria Silvana Militão de |
Palavras-chave em português: | Linguagem espontânea;Escrita;Gêneros textuais formais;Sociolinguística |
Palavras-chave em inglês: | Spontaneous language;Writing;Formal textual genres;Sociolinguistics |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | ROMCY, Jackeline Sá. A linguagem espontânea em gêneros textuais formais escritos por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental: uma análise Sociolinguística. 2024. 157 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Mestrado Profissional de Letras em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | A prática da escrita na escola é motivada pelo uso adequado da língua, permitindo que os alunos, como falantes da Língua Portuguesa, utilizem seu repertório linguístico para elaborar textos socialmente aceitos. No entanto, empregar a linguagem apropriada aos textos mais formais pode ser um desafio para alguns estudantes, que podem acabar utilizando formas inadequadas. Em vista disso, este trabalho objetiva investigar a presença da linguagem espontânea, mais informal, em gêneros textuais formais escritos por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Fortaleza (CE). Fundamentada nos pressupostos teóricos da Sociolinguística e da Sociolinguística Educacional (Bagno, 2003, 2007a, 2007b, 2013, 2014; Bortoni-Ricardo, 2004, 2005; Dell Hymes, [1972] 1996; Faraco, 2008; Vieira, Rocha e Silva et al., 2023) e nos estudos sobre os gêneros textuais e suas relações no continuum fala-escrita (Marcuschi, 2008, 2010; Koch e Oesterreicher, [1985] 2013), a pesquisa adota uma abordagem metodológica baseada na pesquisa-ação (Thiollent, 2011), conforme diretrizes do PROFLETRAS. Para intervir pedagogicamente na problemática identificada, a metodologia utilizada envolveu a aplicação de uma Atividade de Sondagem, com produção de uma carta de reclamação destinada a um contexto formal, seguida por uma Sequência de Atividades voltada à reflexão sobre a variação linguística e, principalmente, sobre a adequação linguística em gêneros textuais formais. Os dados obtidos comprovam a nossa hipótese inicial, revelando a presença de termos inadequados nas primeiras produções dos alunos. Contudo, após a intervenção, é possível observar o desenvolvimento da habilidade de reflexão sobre a língua, com ênfase na adequação linguística. Diante disso, ao final deste trabalho, disponibilizamos no apêndice nosso Caderno Pedagógico, utilizado durante a intervenção com os alunos, que poderá servir como material de apoio para professores de língua portuguesa interessados em trabalhar com a temática em questão. |
Abstract: | The practice of writing in school is motivated by the proper use of language, allowing students, as Portuguese speakers, to use their linguistic repertoire to create socially acceptable texts. However, employing the appropriate language for more formal texts can be a challenge for some students, who may end up using inappropriate forms. In view of this, this study aims to investigate the presence of spontaneous, more informal language in formal textual genres written by 9th-grade students of a public municipal school in Fortaleza (CE). Based on the theoretical assumptions of Sociolinguistics and Educational Sociolinguistics (Bagno, 2003, 2007a, 2007b, 2013, 2014; Bortoni-Ricardo, 2004, 2005; Dell Hymes, [1972] 1996; Faraco, 2008; Vieira, Rocha e Silva et al., 2023) and studies on textual genres and their relations in the speech-writing continuum (Marcuschi, 2008, 2010; Koch and Oesterreicher, [1985] 2013), the research adopts a methodological approach based on action research (Thiollent, 2011), according to PROFLETRAS guidelines. To intervene pedagogically in the identified problem, the methodology used involved the application of a Diagnostic Activity, with the production of a complaint letter aimed at a formal context, followed by a Sequence of Activities focused on the reflection on linguistic variation and, mainly, on linguistic adequacy in formal textual genres. The data obtained confirm our initial hypothesis, revealing the presence of inappropriate terms in the students' initial productions. However, after the intervention, it is possible to observe the development of the ability to reflect on the language, with an emphasis on linguistic adequacy. Therefore, at the end of this work, we provide in the appendix our Pedagogical Notebook, used during the intervention with the students, which can serve as support material for Portuguese language teachers interested in working on this topic. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80212 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/8275741124729153 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/8318811874328754 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC |
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