Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80279
Type: Dissertação
Title: Uso do coco verde reciclado em atividades no ensino médio técnico profissionalizante
Title in English: Use of recycled green coconut in high school activities
Authors: Sampaio, Séphora Luciana de Castro Bastos
Advisor: Nojosa, Diva Maria Borges
Keywords in Brazilian Portuguese : Educação Ambiental;Guia de práticas;Ensino de Ciências;Interdisciplinaridade;Coco verde;Reciclagem
Keywords in English : Environmental education;Science teaching;Interdisciplinarity;Green coconut;Recyling
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::OUTROS
Issue Date: 2023
Citation: SAMPAIO, Séphora Luciana de Castro Bastos. Uso do coco verde reciclado em atividades no ensino médio técnico profissionalizante. 2023. 70 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Pró-Reitoria de Ensino e Pesquisa, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: O estado do Ceará destaca-se por apresentar uma grande produção agrícola do fruto do coqueiro, gerando uma alta quantidade de resíduos. A reciclagem deste resíduo passou a colaborar como uma ferramenta de apoio no ensino de um curso técnico de Meio Ambiente de uma Escola Estadual de Ensino Profissional localizada no município de Maranguape – Ceará. Desta forma, surgiu a seguinte pergunta: como a aplicação deste resíduo ambiental nas atividades práticas poderia colaborar no ensino do conteúdo curricular, na motivação do aprendizado e na conscientização ambiental dos alunos de um curso técnico do Ensino Médio? Os objetivos constaram em: a) conhecer o Projeto Político Pedagógico e a matriz curricular desta EEEP; b) promover a interdisciplinaridade no ensino médio profissionalizante; c) investigar as possíveis mudanças na percepção do público (alunos e professores); e d) criar e desenvolver um guia de atividades práticas com o resíduo do coco verde. A pesquisa foi desenvolvida nos anos de 2014 e 2022, sendo do tipo etnográfica quanti-qualitativa, tendo como público-alvo os docentes e discentes das 3as séries do curso técnico de Meio Ambiente. Foram aplicados dois questionários: um para os docentes e outro para os discentes, aplicado no pré e pós-diagnóstico, antes e depois das ações e aulas com as práticas experimentais do Guia de Práticas. O perfil dos alunos é composto por alunos entre 16 a 19 anos, com predominância feminina. De forma geral apresentam consciência que podem efetivamente contribuir com a preservação e conservação do meio ambiente, mas quanto ao curso e à escola consideram como tendo “participações significativas”; nem todos achavam que tinham realizado alguma atividade ou capacitação em Educação Ambiental, embora tivesse de fato realizado; mas entre 60 a 93% acharam que as atividades mudaram sua forma de pensar e agir. É perceptível que a pandemia do COVID 19 afetou o ensino neste curso técnico, deixando defasagem no conhecimento e pessimismo na conscientização ambiental. Considera-se que o uso do resíduo do coco verde estimulou a aprendizagem, a interdisciplinaridade e a integração.
Abstract: The state of Ceará stands out for having a large agricultural production of coconut fruit, generating a high amount of waste. The recycling of this waste began to collaborate as a support tool in the teaching of a technical Environmental course at a State School of Professional Education located in the municipality of Maranguape-Ceará, Thus, the following question arose: how could the application of this environmental residue in practical activities contribute to teaching curricular content, motivating learning and raising environmental awareness among students in a technical high school course? The objectives were: a) to understand the Pedagogical Political Project and the curricular matrix of this EEEP; b) promote interdisciplinarity in secondary vocational education; c) investigate possible changes in public perception (students and teachers); and d) create and develop a guide of practical activities with green coconut waste. The research was developed in the years 2014 and 2022, being of a quantitative-qualitative ethnographic type, with the target audience being teachers and students of the 3rd series of the technical Environmental course. Two questionnaires were applied: one for teachers and another for students, applied pre- and post-diagnosis, before and after actions and classes with the experimental practices of the Practice Guide. The student profile is made up of students aged 16 to 19, with a predominance of women. In general, they are aware that they can effectively contribute to the preservation and conservation of the environment, but regarding the course and the school, they consider them to have significant participation, not everyone thought they had carried out any activity or training in Environmental Education, although they had in fact done so; but between 60 and 93% felt that the activities changed their way of thinking and acting. It is noticeable that the COVID 19 pandemic affected teaching in this technical course, leaving a gap in knowledge and pessimism in environmental awareness. It is considered that the use of green coconut residue stimulated learning, interdisciplinarity and integration.
Description in Brazilian Portuguese: Acompanha produto educacional: "Guia de práticas: da reciclagem do coco ao ensino".
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80279
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/1015078692641503
Advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8696-0170
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/5897985578504675
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_dis_slcbsampaio.pdfDissertação1,17 MBAdobe PDFView/Open
2023_pe_slcbsampaio.pdfProduto educacional1,15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.