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Tipo: Dissertação
Título: Os fios que constroem a resistência: narrativas do bordado político através do Instagram
Título em inglês: The threads that build resistance: narratives of political embroidery through Instagram
Título em espanhol: Los hilos que construyen la resistencia: narrativas del bordado político a través de Instagram
Título em francês: Les fils qui construisent la résistance: récits de la broderie politique à travers Instagram
Autor(es): Gomes, Adriana Pereira
Orientador: Nunes, Márcia Vidal
Palavras-chave em português: Bordado político;Instagram;Mídia popular;Redes sociais
Palavras-chave em inglês: Political embroidery;Instagram;Popular media;Social networks
Palavras-chave em espanhol: Bordado político;Instagram;Medios populares;Redes sociales
Palavras-chave em francês: Broderie politique;Instagram;Médias populaires;Réseaux sociaux
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Data do documento: 2025
Citação: GOMES, Adriana Pereira. Os fios que constroem a resistência: narrativas do bordado político através do Instagram. 2025. 145 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: Esta pesquisa tem como principal objetivo investigar e oferecer reflexões acerca das características presentes nos processos narrativos do bordado político na rede social Instagram. O recorte se deu a partir das páginas da artista e pesquisadora Clara Nogueira e do coletivo Linhas de Sampa. Nosso intuito foi compreender melhor como o bordado político é veiculado dentro da plataforma, quais são suas características, que mecanismos estão associados à sua prática e quais temáticas se fazem mais presentes nesse contexto. Nossa pesquisa utilizou conceitos e teorias que lançam luz acerca da intersecção entre a prática do bordado e as redes sociais que temos presenciado e que permeia o objeto em questão. Desse modo, autores como Parker (1996), Canclini (2008), Bratich e Brush (2011), Schmitz (2011) ... são utilizados para constituir nosso arcabouço teórico. Nesta pesquisa de cunho qualitativo, tomamos como principal percurso metodológico a análise crítica da narrativa proposta por Luiz Gonzaga Motta (2013) para análise de postagens selecionadas. Além disso, uma abordagem exploratória nos permitiu construir perspectivas mais abrangentes, nos permitindo identificar aspectos mais gerais presentes no bordado contemporâneo veiculado no Instagram. Dentre os resultados, obtemos não apenas um mapeamento em âmbito visual do que caracteriza esse bordado político no ambiente digital, mas também uma visão sobre como a prática do bordado tem agenciado processos comunicativos nessa dinâmica.
Abstract: This research primarily aims to investigate and offer reflections on the characteristics present in the narrative processes of political embroidery on the social network Instagram. The focus was on the pages of the artist and researcher Clara Nogueira and the collective Linhas de Sampa. Our goal was to better understand how political embroidery is conveyed within the platform, what its characteristics are, what mechanisms are associated with its practice, and what themes are most present in this context. Our research utilized concepts and theories that shed light on the intersection between the practice of embroidery and the social networks we have witnessed, which permeates the object in question. Thus, authors such as Parker (1996), Canclini (2008), Bratich and Brush (2011), Schmitz (2011) ... are used to constitute our theoretical framework. In this qualitative research, we took the critical narrative analysis proposed by Luiz Gonzaga Motta (2013) as the main methodological path for analyzing selected posts. Additionally, an exploratory approach allowed us to build broader perspectives, enabling us to identify more general aspects present in contemporary embroidery conveyed on Instagram. Among the results, we obtained not only a visual mapping of what characterizes this political embroidery in the digital environment but also an insight into how the practice of embroidery has managed communicative processes in this dynamic.
Resumen: Esta investigación tiene como objetivo principal investigar y ofrecer reflexiones sobre las características presentes en los procesos narrativos del bordado político en la red social Instagram. El enfoque se basó en las páginas de la artista e investigadora Clara Nogueira y del colectivo Linhas de Sampa. Nuestro objetivo fue comprender mejor cómo se transmite el bordado político dentro de la plataforma, cuáles son sus características, qué mecanismos están asociados a su práctica y qué temáticas son más frecuentes en este contexto. Nuestra investigación utilizó conceptos y teorías que arrojan luz sobre la intersección entre la práctica del bordado y las redes sociales que hemos presenciado, las cuales impregnan el objeto en cuestión. Así, autores como Parker (1996), Canclini (2008), Bratich y Brush (2011), Schmitz (2011), entre otros, son utilizados para construir nuestro marco teórico. En esta investigación cualitativa, adoptamos como principal recorrido metodológico el análisis crítico de la narrativa propuesto por Luiz Gonzaga Motta (2013) para analizar publicaciones seleccionadas. Además, un enfoque exploratorio nos permitió construir perspectivas más amplias, lo que nos permitió identificar aspectos más generales presentes en el bordado contemporáneo que se difunde en Instagram. Entre los resultados, obtuvimos no solo un mapeo visual de lo que caracteriza a este bordado político en el entorno digital, sino también una visión de cómo la práctica del bordado ha facilitado procesos comunicativos dentro de esta dinámica.
Résumé: Cette recherche a pour principal objectif d’étudier et de proposer des réflexions sur les caractéristiques présentes dans les processus narratifs du broderie politique sur le réseau social Instagram. Le focus a été basé sur les pages de l'artiste et chercheuse Clara Nogueira et du collectif Linhas de Sampa. Notre objectif était de mieux comprendre comment la broderie politique est véhiculée au sein de la plateforme, quelles en sont les caractéristiques, quels mécanismes y sont associés et quels thèmes sont les plus présents dans ce contexte. Notre recherche a utilisé des concepts et des théories qui éclairent l'intersection entre la pratique de la broderie et les réseaux sociaux que nous avons observés, lesquels imprègnent l'objet en question. Ainsi, des auteurs tels que Parker (1996), Canclini (2008), Bratich et Brush (2011), Schmitz (2011), etc., sont utilisés pour constituer notre cadre théorique. Dans cette recherche qualitative, nous avons adopté comme principal parcours méthodologique l'analyse critique de la narration proposée par Luiz Gonzaga Motta (2013) pour l'analyse des publications sélectionnées. De plus, une approche exploratoire nous a permis de construire des perspectives plus larges, nous permettant ainsi d'identifier des aspects plus généraux présents dans la broderie contemporaine partagée sur Instagram. Parmi les résultats, nous avons obtenu non seulement une cartographie visuelle de ce qui caractérise cette broderie politique dans l'environnement numérique, mais aussi une vision de la manière dont la pratique de la broderie a facilité des processus communicatifs dans cette dynamique.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80331
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0009-0005-2666-2699
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/4030075491987726
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0003-3318-4937
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/6100056550593067
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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