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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80354
Tipo: | Dissertação |
Título: | Linhas emaranhadas, retalhos e fragmentos desconexos: processos criativos em artes visuais que, a partir do encontro, permeiam bares, avenidas e casa |
Autor(es): | Benitez, Ana Beatriz Macedo |
Orientador: | Mundim, Ana Carolina da Rocha |
Palavras-chave em português: | Boemia;Fragmentos desconexos;Oralidade;Criação em artes visuais;Suspensão |
Palavras-chave em inglês: | Bohemia;Disconnected fragments;Orality;Creation in visual arts;Suspension |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | BENITEZ, Ana Beatriz Macedo. Linhas emaranhadas, retalhos e fragmentos desconexos: processos criativos em artes visuais que, a partir do encontro, permeiam bares, avenidas e casa. 2025. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | O ponto de partida para essa pesquisa são as vivências compartilhadas com Beliza Guedes (72, produtora cultural, bordadeira, arte educadora) ao longo dos anos de 2019 e 2024. A partir de leituras em Kastrup (2007), entende-se que os encontros antes de 2022 (início da pesquisa) já faziam parte de uma produção de dados, ainda que de forma virtual, assumindo que a virtualidade é atualizada a partir de algo que já estava lá; são fragmentos, inicialmente desconexos, que foram lançados para a minha memória e vieram a construir este trabalho. Debruço-me em três aspectos desse encontro: os bares (onde acontecem grande parte dos nossos encontros e são cenários para que a bordadeira possa intercambiar suas experiências através da oralidade), o trajeto (o caminho que eu faço entre a minha casa, na Aldeota, e a casa dela, na Iparana; me despertando inquietudes referentes à cidade e ao meu próprio processo de desterritorialização) e a casa (onde a Beliza artista se faz presente através de seus bordados e podemos passear por seu ateliê). Esses três aspectos são disparadores artísticos para obras que vão se construindo ao longo da escrita, criações elaboradas a partir de uma vivência continuada. |
Abstract: | The starting point for this research is the shared experiences with Beliza Guedes (72, cultural producer, embroiderer, art educator) between 2019 and 2024. Drawing on Kastrup’s (2007) readings, it is understood that the encounters prior to 2022 (the beginning of the research) were already part of data production, even if in a virtual form, assuming that virtuality is updated from something that was already there. These are fragments, initially disconnected, that were cast into my memory and came together to build this work. I focus on three aspects of this encounter: the bars (where most of our meetings take place, serving as spaces for the embroiderer to exchange her experiences through orality), the route (the path I take between my house in Aldeota and hers in Iparana, awakening reflections on the city and my own process of deterritorialization), and the house (where Beliza, the artist, manifests herself through her embroideries, allowing us to explore her atelier). These three aspects serve as artistic triggers for works that take shape throughout the writing process, creations developed through continuous lived experience. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80354 |
ORCID do(s) Autor(es): | 0009-0006-8680-2152 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/0290776241395212 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/7278100898972514 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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