Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80381
Tipo: Dissertação
Título: Saberes e práticas tradicionais Pitaguary da cura comunitária: reflorestamento da saúde indígena a partir da sabedoria de troncos velhos da aldeia Monguba, território indígena Pitaguary.
Título em inglês: Pitaguary traditional knowledge and practices of community healing: reforesting indigenous health from the wisdom of old trees in Monguba, Pitaguary indigenous territory
Autor(es): Pellicer, Larissa Niemann
Orientador: Moura Júnior, James Ferreira
Palavras-chave em português: Povos indígenas;Medicina tradicional indígena;Pesquisa-ação;Psicologia comunitária;Saúde mental indígena
Palavras-chave em inglês: Indigenous peoples;Indigenous traditional medicine,;Action participatory rommunity psychology;Community psychology;Indigenous mental health
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Data do documento: 2025
Citação: PELLICER, Larissa Niemann. Saberes e práticas tradicionais Pitaguary de cura comunitária: reflorestamento da saúde indígena a partir da sabedoria de troncos velhos da Aldeia Monguba, território indígena Pitaguary. 2025. 209 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: A presente dissertação narra a experiência de uma pesquisa-ação participante que buscou destacar os saberes e práticas tradicionais Pitaguary de cura e saúde comunitária indígena no contexto da Aldeia Monguba (Pacatuba/Ceará). Tal problema de pesquisa germinou pela busca das lideranças e pajés Pitaguary por uma coalizão com a Psicologia Comunitária para contribuir com a facilitação do grupo de Troncos Velhos, avôs e avós consideradas guardiãs da memória e história Pitaguary. A pesquisa foi cultivada ao longo de dois anos de modo qualitativo e participativo com um grupo composto entre dez e quinze pessoas com mais de sessenta anos, em sua maioria mulheres, residentes e pertencentes ao Território Indígena Pitaguary. Contamos com metodologias narrativas que dialogam com a oralidade tradicionalmente indígena, como as visitas, os testimonios e os círculos comunitários de partilha, além da pesquisa e diário de campo. Os sentidos, afetos e criações produzidas no processo grupal são relatados no capítulo Troncos Velhos, dedicado a registrar a importância das árvores mais antigas para o fortalecimento e a re-existência do povo Pitaguary. No capítulo Raízes, as análises destacam as potências curativas das plantas, da arte, da espiritualidade, além do protagonismo das mulheres na produção da cura comunitária, cotidiana e ancestral no território tradicional da Aldeia Monguba. Suas narrativas, que aqui tratamos de ecoar, apontam para a relação entre os saberes ancestrais de cura com o território habitado e a memória coletiva. Tecemos, assim, reflexões transdisciplinares e contracoloniais, em confluência com curandeiras, rezadeiras, raizeiras, mezinheiras, pajés, psicólogas, antropólogas, historiadoras, escritoras e pensadoras indígenas para reflorestar as definições e práticas de saúde mental indígena.
Abstract: This dissertation tells the experience of an action-research project that sought to highlight traditional Pitaguary knowledge and their practices of community healing and health in the context of Monguba Community (Pacatuba/Ceará). This research problem was born by the demands shared by Pitaguary leaders and shamans and the request for a coalition with psychology and university to help facilitate the group of Troncos Velhos, grandfathers and grandmothers considered to be the guardians of Pitaguary memory and history. The research was carried out over two years in a qualitative and participatory way with a group of between ten and fifteen people over the age of sixty, most of them women, living in and belonging to the Pitaguary Indigenous Land. We used narrative methodologies that dialog with traditional indigenous orality, such as visits, testimonies and community sharing circles, as well as research and field diaries. The meanings, affections and creations produced in the cultivation and group process are reported in the chapter “Troncos Velhos”, dedicated to recording the importance of the oldest trees for the strengthening and re-existence of the Pitaguary people. In the chapter “Raízes”, the analysis highlights the healing powers of plants, art and spirituality, as well as the role of women in the production of community, daily and ancestral healing in the traditional territory of Aldeia Monguba. Their narratives, which we try to echo here, point to the relationship between ancestral healing knowledge and the inhabited territory and collective memory. Therefore, we have produced together transdisciplinary and counter-colonial reflections, in confluence with healers, prayers, raizeiras, mezinheiras, shamans, psychologists, anthropologists, historians, writers and indigenous thinkers to reforest the meanings and practices of indigenous mental health.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80381
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0000-0003-3947-7140
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/1068155213171038
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/5780365767580771
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_dis_lnpellicer.pdf45,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.