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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80506
Tipo: | Tese |
Título: | Sofrimento docente: um estudo sobre afetos, vivências e enfrentamentos ético-políticos de professores de Instituições de Ensino Superior do Ceará |
Título em inglês: | Faculty struggles: an inquiry on experiences, emotions, and ethical-political coping mechanism among educators from Higher Education in Ceara |
Autor(es): | Barreto, Elcides Hellen Ferreira Landim |
Orientador: | Bomfim, Zulmira Áurea Cruz |
Palavras-chave em português: | Afetos ético-políticos;Docente;Trabalho;Instituição de Ensino Superior |
Palavras-chave em inglês: | Ethical-political affective dimensions,;Educators;Work;Higher Education Institution |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Data do documento: | 2025 |
Citação: | BARRETO, Elcides Hellen Ferreira Landim. Sofrimento docente: um estudo sobre afetos, vivências e enfrentamentos ético-políticos de professores de Instituições de Ensino Superior do Ceará. 2025. 400 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
Resumo: | Pesquisas sobre o trabalho docente em Instituições do Ensino Superior (IES) mostram que esses profissionais se deparam, por um lado, com o ideal da missão civilizatória do educador e o compromisso com a formação profissional do aluno; por outro, com as exigências de produtividade, desvalorização e precarização próprias do processo de mercantilização da educação no contexto neoliberal. Embora essas demandas contraditórias sejam geradoras de sentimentos que resultam em sofrimento docente, esse afeto, comumente, é apresentado como resultado da incapacidade, circunscrita a uma condição individual/orgânica, desses profissionais de lidarem com as exigências do trabalho docente na contemporaneidade. Tal interpretação suscita um processo de culpabilização/autoculpabilização desses sujeitos pelos sofrimentos que lhes acometem, sem que a racionalidade neoliberal seja posta em questão. Diante desse contexto, nesta pesquisa tivemos como objetivo geral compreender os afetos dos professores de Instituições de Ensino Superior a partir de uma perspectiva ético-política, com foco nos sofrimentos e enfrentamentos desses profissionais no cotidiano de trabalho. De maneira específica, os nossos objetivos foram: I) caracterizar os afetos dos professores de Instituições de Ensino Superior com relação ao seu ambiente de trabalho a partir da estima de lugar; II) analisar a vivência das relações que compõem os afetos dos professores de IES referente ao trabalho docente; III) identificar maneiras como os professores de IES têm lidado com situações do contexto de trabalho que lhes causam sofrimento; e IV) refletir acerca dos enfrentamento possíveis aos professores de IES. A compreensão acerca dos afetos na relação dos sujeitos com o seu ambiente de trabalho teve como base os estudos realizados, principalmente, nos campos da Psicologia Ambiental, Social e Psicologia do Trabalho, de perspectivas histórico-cultural. Com vistas ao cumprimento dos objetivos apresentados, desenvolvemos um estudo de abordagem qualitativa com base na metodologia de construção 8 dos mapas afetivos e entrevistas semiestruturadas com 58 professores de IES públicas e privadas, localizadas em cidades do interior e na capital do Ceará. As informações conseguidas foram submetidas ao processo de análise de conteúdo. Os resultados indicaram que os afetos dos docentes de IES são predominantemente de contraste. Esses são suscitados a partir de vivências que se dão nas seguintes relações estabelecidas no contexto de trabalho e, por meio das quais, docente e docência vão se constituindo: I) o docente, sujeito histórico-culturalmente situado; II) outras pessoas que fazem parte do contexto de trabalho; e III) a atividade docente. Essa dinâmica que ocorre na IES tem como base articulações que ocorrem em contextos mais amplos, como o de elaboração das políticas educacionais brasileiras e o das relações geopolíticas. Diante das demandas que lhes causam sofrimento, os professores persistem, resistem e/ou desistem do trabalho docente, porém essas ações não se revelam como modos de transformação da realidade vivenciada. Como principal contribuição deste trabalho, destacamos a politização dos afetos docentes relacionados ao trabalho, evidenciando que o sofrimento desses profissionais não se limita à uma questão individual que incapacita esses sujeitos de lidarem com as demandas contemporâneas do trabalho, mas ao sistema de opressão neoliberal que os mantêm em condição de servidão. |
Abstract: | Research on educators working in Higher Education Institutions (HEIs) has shown that these professionals are constantly torn between their mission as educators, the quality of the educational training they offer to their students, and the demands of productivity and precarious labor conditions they experience from the commodification of education in the neoliberal context. These contradictory demands generate suffering among faculty members, who are often blamed for their own suffering. Mainstream psychology tends to translate this emotional distress as an organic or individual problem that affects their ability to handle contemporary teaching demands. Such a widespread perspective produces a sense of guilt in educators without examining neoliberal rationality. Given this context, in this research aims to understand the affective dimensions of educators in Higher Education Institutions from an ethical-political perspective, focusing on their forms of suffering and confrontations on the workplace their daily. More specifically, this research intends to: I) characterize the affective dimensions of educators from Higher Education Institutions regarding their work environment based on the concept of esteem of place; II) analyze the experience of relationships that make up the affective dimension of HEI educators regarding faculty work; III) identify ways in which educators from HEIs deal with situations in the workplace that cause suffering; and IV) reflect coping strategies developed by educators from HEIs. The framework developed in this research for analyzing the emotional relationship between the subjects and their workplace was based on a combination of Environmental, Social and Critical Psychology, from Historical-cultural perspectives. The methodology implemented was qualitative based on the creation of Affective Maps and Semi-Structured interviews with 58 educators from public and private HEIs, located in rural cities and the capital of Ceara (Brazil). The data and processed using Content Analysis. The results indicated that most educators experience their work environment through 10 conflicting and contradictory emotions.This dynamic in the HEI is based on articulations in broader contexts, such as the elaboration of Brazilian educational policies and geopolitical relations. These top-down demands caused numerous forms of faculty struggles. Faced with demands that cause them suffering, educators persist, resist and/or give up work, but these actions do not reveal themselves as ways of transforming the reality experienced. One of the main contributions of this work is to figure out high levels of politicization impact educators'affective dimensions toward their work, evidencing that the suffering of these professionals is not an the individual limitation, or a personal health issue but rather an expression of how the neoliberal agenda is producing oppression on the field of education keeping sometimes educators in a condition of servitude. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80506 |
ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0000-0003-1284-5679 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/0406518963460217 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/1210419516945897 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGP - Teses defendidas na UFC |
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