Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80514
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Gestão de projetos e etnografia na podosfera: bases para a apresentação de portfólios e entregáveis em podcast
Autor(es): Santos, Francisco Edvander Pires
Fernandes, Joana D'Arc Páscoa Bezerra
Chaves, Italo Teixeira
Rodrigues, Ramon Lima
Machado, Diego de Queiroz
Palavras-chave em português: Gestão de projetos;Entregáveis;Podcast;Podosfera;Biblioteca universitária
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Data do documento: 2024
Instituição/Editor/Publicador: Biblionline
Citação: SANTOS, Francisco Edvander Pires; FERNANDES, Joana D'Arc Páscoa Bezerra; CHAVES, Italo Teixeira; RODRIGUES, Ramon Lima; MACHADO, Diego de Queiroz. Gestão de projetos e etnografia na podosfera: bases para a apresentação de portfólios e entregáveis em podcast. Biblionline, João Pessoa, v. 20, n. 1, p. 107-128, 2024.
Resumo: Este artigo apresenta as bases conceituais da Gestão de Projetos e as bases metodológicas da Etnografia na Podosfera aplicadas à administração do projeto intitulado Descobrindo a Biblioteca em Podcast, gerenciado no ambiente de uma biblioteca universitária durante os anos de 2019 a 2023. Como referencial teórico, discute as nuances da Gestão de Projetos a partir do acesso a obras de referência, dissertações e artigos científicos sobre o tema. Como metodologia, aplica-se a Podcast Ethnography, traduzida livremente como Etnografia na Podosfera, cuja triangulação EEE - Explorar, Engajar e Examinar - possibilitou a análise de um podcast acadêmico consolidado na podosfera e que passou por transições em sua linha editorial, formato de gravação, público-alvo e plataforma de hospedagem, o que resultou na alteração da marca do projeto em três momentos: BCHcast (em 2019 e 2020), Plurissaberes (de 2020 a 2023) e Cocriando na Podosfera (a partir de 2023). Como resultados obtidos, apresentam-se os portfólios e entregáveis de oito projetos acadêmicos gerenciados em podcast, intitulados: TAEs na Pesquisa; PodArtigos; Pró-Inclusão; AsasCast; Empregacast; InnovaBiblio; SMPC 2022; e Filhas de Avalon. Conclui-se que o envolvimento dos stakeholders contribuiu para o sucesso do projeto, considerando, ainda, as possibilidades de estudos futuros a partir do desenvolvimento deste artigo.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80514
Identificador DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2024v20n1.68866
ISSN: 1809-4775
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0000-0002-9469-1775
https://orcid.org/0000-0002-7144-0535
https://orcid.org/0000-0001-7351-9565
https://orcid.org/0000-0002-3570-8864
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/1867794550261960
http://lattes.cnpq.br/8148522077216689
http://lattes.cnpq.br/7501966808398585
http://lattes.cnpq.br/6123887880042298
http://lattes.cnpq.br/6926348689036257
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:BU - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_art_fepsantos_et_al.pdf689,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.